Quando não estamos a fazer o que está certo, Deus atormentará a consciência?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Os meus avós criaram-me e levaram-me à igreja. Ambos morreram no ano em que me formei no ensino secundário e deixei de ir à igreja. Isso incomoda-me até hoje e lembro-me deles dizerem-me que quando não estamos a fazer o que está certo, Deus atormenta a consciência. Isso é verdade? - G.C.
Resposta: Uma das maneiras pelas quais Deus se revela a nós é através da consciência. A consciência foi descrita como a luz da alma. Mesmo quando é abafada ou ensombrada pelo pecado, ainda pode dar testemunho da realidade do bem e do mal e da santidade de Deus. Ele colocou a eternidade no coração do homem (Eclesiastes 3:11).
O que faz com que essa luz de aviso acenda interiormente quando fazemos algo errado? É a consciência (do nosso espírito), dada por Deus, para nos afastar do mal e fazer rumar ao bem. A consciência pode ser nossa professora e a amiga mais gentil - e por vezes a nossa pior inimiga (ou assim pensamos nós) quando pecamos.
As Escrituras dizem: “A alma do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre.” (Provérbios 20:27).
Immanuel Kant disse que havia apenas duas coisas que o enchiam de admiração: os céus estrelados acima e a consciência humana interior.
O pecado persistente pode enfraquecer ou até silenciar a nossa consciência. Por outro lado, quando pertencemos ao Senhor, a atenção persistente para com a Palavra de Deus aguça a nossa consciência e torna-nos mais sensíveis ao perigo moral e espiritual. Quando esse sentimento de agitação chegar, olhe para o Senhor Jesus Cristo e ouça a Sua voz, pois Ele chama as pessoas a uma mudança de pensamento e o sigam, crendo em Jesus como único Salvador, e que privilégio esse é.
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
- Billy Graham