Quando não estamos a fazer o que está certo, Deus atormentará a consciência?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Os meus avós criaram-me e levaram-me à igreja. Ambos morreram no ano em que me formei no ensino secundário e deixei de ir à igreja. Isso incomoda-me até hoje e lembro-me deles dizerem-me que quando não estamos a fazer o que está certo, Deus atormenta a consciência. Isso é verdade? - G.C.

Resposta: Uma das maneiras pelas quais Deus se revela a nós é através da consciência. A consciência foi descrita como a luz da alma. Mesmo quando é abafada ou ensombrada pelo pecado, ainda pode dar testemunho da realidade do bem e do mal e da santidade de Deus. Ele colocou a eternidade no coração do homem (Eclesiastes 3:11).

     O que faz com que essa luz de aviso acenda interiormente quando fazemos algo errado? É a consciência (do nosso espírito), dada por Deus, para nos afastar do mal e fazer rumar ao bem. A consciência pode ser nossa professora e a amiga mais gentil - e por vezes a nossa pior inimiga (ou assim pensamos nós) quando pecamos.

     As Escrituras dizem: “A alma do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre.” (Provérbios 20:27).

     Immanuel Kant disse que havia apenas duas coisas que o enchiam de admiração: os céus estrelados acima e a consciência humana interior.

     O pecado persistente pode enfraquecer ou até silenciar a nossa consciência. Por outro lado, quando pertencemos ao Senhor, a atenção persistente para com a Palavra de Deus aguça a nossa consciência e torna-nos mais sensíveis ao perigo moral e espiritual. Quando esse sentimento de agitação chegar, olhe para o Senhor Jesus Cristo e ouça a Sua voz, pois Ele chama as pessoas a uma mudança de pensamento e o sigam, crendo em Jesus como único Salvador, e que privilégio esse é.

 

(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
A diferença Divina

Tema abordado por Fernando Quental em 24 de janeiro de 2021

Carlos Oliveira
Uma mensagem imoral - Parte II

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de janeiro de 2021

Alberto Veríssimo
Escolhas e Decisões

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 17 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:17 em 20 de janeiro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário