Como é possível restaurar a esperança de um paciente?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Uma revista médica publicou uma história sobre um diagnóstico frequentemente esquecido, chamado “Doença da Alma”. Alguns médicos afirmaram que a cura reside no restaurar a esperança do paciente. Como isso é possível? - R.H.
Resposta: O corpo humano é a casa em que a alma reside temporariamente. A alma nunca está completamente satisfeita e feliz aqui, porque a alma ainda não está no lar. O verdadeiro lar da alma é estar com Cristo.
A Bíblia ensina que todo mundo tem uma alma (espírito) com certos atributos, como consciência, memória e inteligência. A Sua alma é a sua verdadeira personalidade. Um dia o nosso corpo irá para a sepultura, mas a nossa alma continuará a viver.
“E o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7).
Jesus disse que as nossas almas são mais valiosas do que o resto do mundo em conjunto. Porque é que então as pessoas gastam tanto tempo e energia mimando o corpo, ignorando a sua alma? Isso só conduz a fome e desnutrição espiritual. Deus apela a todas as pessoas que cuidem das suas almas - o eu interior – recebendo Cristo como seu Salvador e depois alimentando-se da Palavra de Deus; deixando que o Seu Espírito transforme interiormente.
Deus sabe que uma vida descontrolada é uma vida infeliz, por isso Ele coloca rédeas nas nossas almas rebeldes para que elas sejam direcionadas para os caminhos da justiça. Um dia a vida terminará, independentemente da atenção que damos à nossa saúde. Iremos olhar para trás com arrependimento, porque nutrimos os nossos corpos, mas morremos de fome nas nossas almas?
“Recebei com mansidão a Palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas” (Tiago 1:21). Esta é a verdadeira esperança que vem somente do amor de Deus.
(Esta coluna baseia-se nas palavras e escritos do saudoso Billy Graham.)
- Billy Graham