Como posso deixar de me preocupar com o que as pessoas pensam a meu respeito?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Como posso deixar de me preocupar com o que as pessoas pensam acerca de mim? - P.P.

Resposta: Nós não temos que ter uma mentalidade de vítima. A sensibilidade excessiva sobre o que os outros dizem de nós pode tornar-nos excessivamente absorvidos pela preocupação e ansiedade geradas pelas opiniões de outras pessoas, com base nos seus próprios padrões por si subscritos.

     Não devemos ser hipersensíveis às críticas ou ter um senso exagerado da nossa própria importância. Isso gera grande infelicidade. Algumas pessoas são inseguras, carentes de autoconfiança e, portanto, são facilmente magoadas pelo que outras pessoas dizem. Muitas pessoas egocêntricas caiem na vitimização.

     Uma ilustração é a pessoa paranóica que vê dois conhecidos a conversar e chega à conclusão de que eles estão a falar das suas falhas. Ela retira-se para a câmara de tortura da sua própria mente, onde fabrica sentimentos de infelicidade. Fuja da paranóia, como fugisse de uma praga.

     Mas a melhor solução para esse problema muito real é render-se a Cristo. Deixe de se concentrar em si mesmo, concentrando-se na verdade de Deus. A coisa mais importante que alguém pode fazer em benefício próprio é ser humilde diante do Salvador, aceitando o perdão dos seus pecados ao crer em Jesus como seu Salvador. Ele envia o Seu Espírito para nos ajudar nesta jornada. Mais importante do que o que as pessoas pensam de nós é o que Deus sabe sobre nós, e a Sua palavra diz-nos que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). Porém Ele aguarda a nossa  confissão, o nosso reconhecimento. Ele quer remir-nos e dar-nos uma nova vida em Cristo. Quão apropriado dizer aqui: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor" (Atos 3:19).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
O que fazer em tempos difíceis

Tema abordado por Fernando Quental em 29 de março de 2020

Carlos Oliveira
O Coronavírus e a Bíblia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de março de 2020

David Gomes
Resposta bíblica ao Coronavírus

Tema abordado por David Gomes em 22 de março de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:4 em 01 de abril de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário