Dizer palavrões é pecado?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Com todos os problemas terríveis que existem na cultura americana de hoje, parece pouco provável tocar o alarme no que concerne a palavrões, mas este assunto não ficou completamente fora de controlo? Independentemente de para onde nos dirijamos, não há como escapar à imundície que sai da boca das pessoas, ... mas tecnicamente é um pecado? - F.M.

Resposta: A língua é um dos menores membros do corpo, mas é mais poderosa e mortal do que uma bomba atómica. Os resultados da desintegração social são vistos ao nosso redor, ostentados em manchetes políticas, tornados moda na televisão, nos cinemas, na música de hoje e na vida real. Um dos resultados é a perda de dignidade. Nenhum exemplo melhor pode ser encontrado do que o visto no uso da linguagem.

     A maioria das pessoas decentes interroga-se sobre o impacto da cultura da linguagem grosseira à medida que a sociedade avança. Rotinas de música e comédia desprezam a decência humana de maneiras tão obscenas que até mesmo ler sobre elas nos deixa doentes. Somos à prova de choque? Alguns pais falam sem rodeios; a maioria diz que isso reflete apenas o mundo em que vivemos. Os jovens não ficam chocados com nada. Por si só isto é chocante!

     Devemos nos preocupar com o uso aceitável da linguagem obscena? É grave, e as pessoas não param, nem consideram o que a Bíblia tem a dizer: "A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno ... É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal ... de uma mesma boca procede bênção e maldição ... não convém que isto se faça assim" (Tiago 3:6-10).

     Como acontece com todo o pecado, é hora de nos arrependermos e pedirmos ao Senhor que nos perdoe e nos transforme, para que possamos dizer com o salmista: "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu!" (Salmo 19:14).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
O que fazer em tempos difíceis

Tema abordado por Fernando Quental em 29 de março de 2020

Carlos Oliveira
O Coronavírus e a Bíblia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 27 de março de 2020

David Gomes
Resposta bíblica ao Coronavírus

Tema abordado por David Gomes em 22 de março de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:4 em 01 de abril de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário