Porque é que a Bíblia diz, "Felizes são os pobres"?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Porque é que a Bíblia diz, "Felizes são os pobres"? quando vemos a pobreza padecer de tanto desespero? - P.P.

Resposta: O Sermão da Montanha é um dos sermões mais conhecidos dados por Jesus, mas a referência aos pobres é muitas vezes citada incorretamente. Neste grande sermão, Jesus abençoa os pobres "de espírito" (Mateus 5:3). Se Jesus tivesse omitido as duas últimas palavras, todos se teriam regozijado, pois eram todos pobres - mas Jesus disse: "os pobres de espírito".

     Escondido nessas palavras aparentemente enigmáticas estava o primeiro segredo fundamental da felicidade. A princípio, parece uma contradição. Geralmente pensamos nas pessoas pobres como infelizes. Mas Jesus ensina que a felicidade pode ser encontrada apesar da pobreza. Que tipo de pobreza Jesus tinha em mente? Ele terá querido dizer aqueles que tinham muito pouco dos bens deste mundo? Não. Certamente eles estavam incluídos. Mas Jesus estava a falar com pessoas de todos os tipos - ricos ou pobres, doentes ou saudáveis, instruídos ou iletrados, jovens ou velhos. Deus está preocupado com todas as pessoas neste planeta, e as palavras de Jesus foram dirigidas a todos em todas as circunstâncias e em todas as gerações.

     "Pobre de espírito" é estar ciente da nossa pobreza espiritual. Ninguém é mais patético do que aquele que está em grande necessidade e não está ciente disso. O corpo pode ser fortalecido por comida e água, mas a alma não pode ser nutrida à parte do Espírito do Deus vivo. A alma, criada à imagem de Deus, não pode ser plenamente satisfeita até conhecer Deus da maneira correta. "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Dário Botas
O orgulho do homem

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de fevereiro de 2020

Bruno Santos
Profeta Elias

Sermão proferido por Bruno Santos em 09 de fevereiro de 2020

José Carvalho
A nossa glória

Sermão proferido por José Carvalho em 02 de fevereiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:3 em 19 de fevereiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário