Os Cristãos devem ser leais aos seus líderes nacionais para evitarem a perseguição?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Os cidadãos de uma nação devem ser mais leais aos seus líderes nacionais do que a Deus, para evitar a perseguição? E isso importa realmente para Deus? - N.C.
Resposta: Jesus ensinou que os cidadãos deveriam dar a César as coisas que lhe pertencem (a nação) e a Deus as coisas que são de Deus (Marcos 12:17). O desejo de Deus é abençoar as nações que O reverenciam e Lhe obedecem. As nações crescem, florescem por um tempo e depois declinam. Porquê? Por causa dos pecados da humanidade. Não há dúvida de que as nações terminam quando deixam de cumprir a função que Deus pretendeu para elas.
Enquanto a humanidade vive na Terra, as pessoas possuem dupla cidadania: devem a lealdade nacional como bons cidadãos; mas a lealdade suprema é somente para Deus que diz: "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20:3). Quando as nações desafiam a Deus, têm um preço a pagar.
Muito pode ser aprendido com o Império Romano, composto por diferentes raças, religiões e culturas, que antes dominavam o mundo. Movimentos nacionalistas, conspirações políticas, terrorismo e ataques abertos aumentaram até o império ser ameaçado por dentro e por fora.
Por causa da crescente paranóia do imperador em manter o poder, ele criou um simples teste de lealdade: os súdbitos Romanos lançavam uma pitada de incenso num fogo e declaravam: "César é Senhor". Os Cristãos recusaram-se a fazer tal declaração pelo simples facto de que Jesus era o seu Senhor! Por causa da sua recusa em colocar César à frente de Cristo, começou a perseguição. O resultado final: Roma perdeu o controlo do mundo. Nenhuma nação que relegue a Palavra de Deus para segundo plano, que desconsidere o amor de Deus e despreze as demandas de Jesus Cristo, pode sobreviver por muito tempo.
Em toda a Escritura, Deus fala às nações: "Cheguem-se e ouçam, nações da Terra! Que o mundo, e tudo o que nele existe, ouça as Minhas palavras!" (Isaías 34:1, O Livro).
- Billy Graham