Porque são tão egoístas as gerações jovens?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Desde a década de 1960, as gerações jovens são chamadas de “Me Generation” (Geração Ego),  pois os jovens em geral têm desconsiderado os outros, pensando apenas em si mesmos. Porquê? - M.G..

Resposta: Há alguns anos atrás, o escritor e crítico social Tom Wolfe cunhou a frase “Me Generation” (Geração Ego). Cada geração tende a ser uma geração "ego", uma vez que o egoísmo faz parte da natureza humana. As crianças dizem: “É meu”. Os adolescentes concentram-se nos seus problemas. Os adultos proclamam: “Procura ser o número um”. O egoísmo faz parte da natureza humana. Hoje, a publicidade e a psicologia “pop” têm elevado o egocentrismo aos níveis mais avançados.

     A Bíblia diz-nos para pensarmos mais nos outros do que em nós mesmos e implorarmos pela sua salvação, rogando-lhes da parte de Cristo que se reconciliem com Deus.

     Às vezes Deus causa-nos dor para que possamos orar pelos outros. Duas forças conflituantes não podem existir no coração humano. Onde o egoísmo reina, o amor não pode habitar. Quando Cristo enche os nossos corações, isso põe o egoísmo em debandada. As nossas personalidades, a nossa inteligência e as nossas capacidades são dons da generosa mão de Deus. Se desviarmos o seu uso para nosso próprio proveito, tornamo-nos culpados de egoísmo.

     As pessoas têm egos, a consciência de serem uma individualidade. Deus não pede que nos livremos desse ego. É importante que tenhamos um entendimento correto do nosso valor. Mas nós desenvolvemos isso melhor quando nos começamos a ver como Deus nos vê, como pessoas que são tão valiosas para Ele que Ele nos quer purificar do pecado para que possamos nos tornar Seus filhos. Porém, isso não significa que a humanidade se deva adorar a si mesma, pensar constantemente em si mesma e viver inteiramente para si mesma. Deus está infinitamente mais preocupado com a nossa felicidade do que nós poderíamos estar. Ele diz: "Negue-se a si mesmo ... e siga-Me".

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário