A ira não é pecado?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Porque é que a Bíblia diz que Deus é tardio em Se irar? Eu pensava que Ele era perfeito. A ira não é pecado? - G.A.

Resposta: É preciso muito para despertar a ira de Deus - mas quando tal acontece, trata-se de uma ira santa, porque Deus é puro e justo. Quando a Bíblia nos diz que Deus “é tardio em irar-Se” (Naum 1: 3), significa simplesmente que Ele é paciente para além da capacidade humana. O profeta Naum pregou que Deus se vingaria do mal. “... ao culpado não tem por inocente” (v. 3). A história reflete muitas vezes que os culpados permanecem culpados. Quem são os culpados? Os que violam a lei de Deus, e todos nós violamos a lei de Deus.

     Não devemos pensar que escapamos por inocência. O pecado leva-nos ao arrependimento ou à retribuição. Quando a Sua ira é despertada, Ele usa muitas vezes o poder da natureza para demonstrar a Sua condenação iminente. “O Senhor tem o Seu caminho na tormenta, e na tempestade, e as nuvens são o pó dos Seus pés. ... a terra se levanta na Sua presença” (Naum 1:3-5).

     Assim como as nuvens da tempestade são velozes, os pés santos levantam o pó da ira contra o pecado e a desobediência do homem, porque o plano de Deus é ter comunhão, não conflito, com a humanidade.

     A ira do homem, porém, é pecaminosa. Esta conduz-nos à amargura e fere toda a gente. Nunca subestime a ira do homem; é um poder destruidor. Nós podemos vencer a nossa ira, em vez de sermos constantemente vencidos por ela? Sim! Com a ajuda de Deus. A ira de Pedro foi canalizada em ousadia por Cristo. A ira de Paulo contra os crentes foi substituída por uma paixão ardente em espalhar o Evangelho.

     A ira faz-nos atacar os outros, destruindo relacionamentos e revelando a nossa verdadeira natureza. A história da humanidade é amplamente a história da sua ira. A ira desvanece-se quando o Espírito de Deus enche os nossos corações.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Dário Botas
O orgulho do homem

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de fevereiro de 2020

Bruno Santos
Profeta Elias

Sermão proferido por Bruno Santos em 09 de fevereiro de 2020

José Carvalho
A nossa glória

Sermão proferido por José Carvalho em 02 de fevereiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:3 em 19 de fevereiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário