Se é verdade que temos tanto conhecimento, como é que a sociedade pode estar tão confusa?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Ouvi dizer que a geração atual está mais cheia de conhecimento do que em qualquer outro momento da história. Se isso for verdade, como é que a sociedade pode estar tão confusa? Conhecimento é o mesmo que sabedoria? - G.L.
Resposta: O oitavo capítulo de Provérbios é profundo e amplo, porque é a voz da sabedoria a falar aos nossos corações. É o próprio Senhor Jesus congregando os Seus atributos eternos que nos chama com o Seu entendimento, verdade, justiça, conhecimento e instrução, prudência e discrição, reverência, conselho, força, amor, riquezas e honra, justiça, regozijo, bênção, sabedoria e vida eterna.
Conhecimento é recolha de factos; sabedoria é a aplicação do conhecimento com discernimento e bom juízo. A Bíblia diz: "O Senhor dá sabedoria; da sua boca vem o conhecimento e o entendimento" (Provérbios 2:6).
Porém, a bênção do conhecimento torna-se numa maldição quando o pervertemos. Se alguma vez houve uma geração com um verdadeiro legado do conhecimento de Deus, foi a atual geração. No entanto, estamos a abrir mão da gloriosa herança em prol do prazer próprio e da gratificação imediata satisfatória. A nossa sabedoria mundana deixou-nos endurecidos e empedernidos. A nossa sabedoria natural não vem de Deus, mas é terrena, animal (sensual) e diabólica. Apesar do conhecimento que os jovens acumularam, estão mais confusos, desorientados, frustrados e sem porto moral seguro. Hoje, uma sociedade instruída, civilizada, está a voltar as costas a Deus, ignorando-O como a fonte de todo conhecimento e sabedoria.
O único lugar certo para nos voltarmos é a Palavra de Deus a fim de aprendermos acerca do conhecimento e da sabedoria e sobre como aplicá-los à vida. “Segundo a Tua palavra [ó Senhor], ensina-me bom juízo e conhecimento” (Salmo 119:65-66).
- Billy Graham