É errado doar órgãos do corpo à ciência após a morte?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Foi-me dito que é contrário à Bíblia ser doador de órgãos por causa da futura ressurreição, quando os nossos corpos serão ressuscitados. É errado doar órgãos do corpo à ciência após a morte, como por exemplo, doar os olhos? E como se procede? – A. D.

Resposta: A doação de órgãos é um ato de muito amor, pois pode ofertar o dom da visão ou até prolongar a vida de outra pessoa. (A legislação portuguesa assenta no conceito de doação presumida, pelo que uma pessoa a partir do momento em que nasce adquire o estatuto de dador. Alguém que deseje não ser dador terá que por iniciativa própria, ou através de alguém com o direito de o representar (pais, no caso de menores), registar-se no Registo Nacional de Não Dadores (RENNDA). Esta objeção poderá ser total ou parcial. Detalhes aqui).

     A Bíblia ensina que aqueles que pertencem a Cristo receberão corpos novos e perfeitos por Deus na eternidade. Deus não depende dos elementos dos nossos corpos antigos para realizar esse milagre.

     Embora existam muitas coisas que podemos fazer nesta vida para alcançar e ajudar os outros, o maior tesouro que podemos dar aos outros é conduzi-los à verdade da vida eterna através do conhecimento de Jesus Cristo como único Salvador e Senhor. Os transplantes de órgãos podem adiar a morte por um tempo, mas é importante lembrar que a morte chega a todos. A salvação sela a vida eterna no Céu junto d’Ele.

     Quando Jesus morreu na cruz, Ele ofereceu-Se em sacrifício – dando a Sua própria vida. Ele derramou o Seu sangue para pagar pelos pecados da humanidade. Ele tomou sobre Si o nosso pecado e a nossa culpa. Ele oferece-nos o perdão e a nova vida futura. “Mas Deus prova o Seu amor para connosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). A vida é breve, e independentemente de quem sejamos, ela terminará (neste mundo) rapidamente. A hora de solucionar o nosso destino eterno é já.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Como o Senhor transforma

Sermão proferido por Fernando Quental em 08 de dezembro de 2019

José Carvalho
Clamei a Deus

Sermão proferido por José Carvalho em 01 de dezembro de 2019

Dário Botas
Moisés e Paulo

Sermão proferido por Dário Botas em 24 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:23 em 04 de dezembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário