Como posso encontrar a verdadeira felicidade?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: Um autor popular escreveu uma série de livros sobre como encontrar a verdadeira felicidade, mas nenhuma das suas sugestões funcionou para mim. Eu não entendo qual a razão. Porque será? - H.S.
Resposta: Um filósofo francês disse uma vez: “O mundo inteiro está numa louca busca por segurança e felicidade”. Um ex-presidente da Universidade de Harvard observou: “O mundo está em busca de um credo em que acreditar e uma música para cantar”. Um milionário do Texas admitiu: “Pensei que o dinheiro pudesse comprar a felicidade - fiquei miseravelmente desiludido”. Uma famosa estrela cinematográfica entrou em colapso: “Tenho dinheiro, beleza, sensualidade e popularidade. Deveria ser a mulher mais feliz do mundo, mas sou infeliz. Porquê?” Um dos principais líderes sociais da Grã-Bretanha disse: “Perdi todo o desejo de viver, e tenho tudo para viver. Qual é o problema?”
A poetiza Amy Wilson Carmichael escreveu:
Ele trilhava a solitária e enfadonha senda. “Entra no Meu gozo”, disse Deus.
O triste asceta abanou a cabeça, dizendo: “Perdi todo o gosto pelo gozo”, disse ele.
Muitas pessoas podem optar por não crer no pecado, mas é a sua presença que impede as pessoas de serem verdadeiramente felizes. As pessoas dizem que, para serem felizes, tudo o que precisam de fazer é pensar em “pensamentos felizes”. Tais pensamentos podem animar-nos momentaneamente, mas nunca nos transformarão.
Alguém escreveu: “Felizes são os inteligentes, porque herdarão a admiração dos seus amigos”; “Felizes são os ousados, porque herdarão uma carreira”; “Felizes são os ricos, porque herdarão um mundo de amigos e uma casa cheia de dispositivos”.
Porém, Jesus disse: “[Felizes] são os mansos; porque eles herdarão a terra” (Mateus 5: 5). Se queremos o segredo da felicidade, a mansidão (humildade) é uma chave básica. Feliz é a pessoa que aprendeu a segredo de estar satisfeito com o que quer que a vida lhe traga, e aprendeu a regozijar-se nas coisas simples.
- Billy Graham