Melhores circunstâncias podem garantir-me uma vida melhor?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A minha vida é monótona. Se eu pudesse alcançar algum nível de sucesso, poderia encontrar a felicidade. Poderão melhores circunstâncias garantir-me uma vida melhor? - H.S.
Resposta: Um estudante universitário disse: "Tenho 23 anos. Vivi experiências suficientes para ser velho, estando já farto da vida". Uma famosa dançarina Grega disse uma vez: "Eu nunca estive sozinha, mas o meu coração anseia por uma paz e felicidade que nunca encontrei". Um dos grandes estadistas do mundo disse: "Eu sou um homem velho. A vida perdeu todo o sentido. Posso encontrar um raio de esperança?" Todas essas pessoas viviam em boas circunstâncias.
O Cristão, por outro lado, tem uma perspectiva diferente sobre o significado da felicidade. C. S. Lewis disse: "A alegria é o sério negócio do Céu".
A felicidade que dá valor duradouro à vida não é uma felicidade pessoal que dependa de circunstâncias, mas um contentamento que enche a alma, mesmo no meio das situações mais angustiantes e do ambiente mais adverso. É o tipo de felicidade que sobrevive quando as coisas dão errado. A felicidade que as nossas almas anseiam não é afetada nem pelo sucesso nem pelo fracasso.
O nosso mundo materialista continua com sua eterna busca pela fonte da felicidade! Quanto mais conhecimento adquirimos, menos sabedoria parecemos ter. Quanto mais segurança económica conquistamos, mais entediados e inseguros nos tornamos. Quanto mais prazeres mundanos desfrutamos, menos satisfeitos e contentes estamos com a vida. Somos como um mar agitado, encontrando um pouco de paz aqui e um pouco de prazer ali, porém nada permanente. Então a procura continua!
A felicidade não existe segundo as definições mundanas. A verdadeira felicidade é ter alegria apesar das circunstâncias, porque aqueles que seguem a Deus experimentam a felicidade que advém somente d’Ele: "vos alegrais com gozo inefável e glorioso" (1 Pedro 1:8).
- Billy Graham