O orgulho foi o pior pecado cometido contra Deus?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A minha mãe costumava dizer que o orgulho foi provavelmente o pior pecado cometido contra Deus. A Bíblia suporta essa teoria? - E.P.

Resposta: O orgulho está associado ao fracasso, não ao sucesso. A Bíblia diz: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba [ou, orgulho] da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2:16). ). Não é de admirar que encontremos o "eu"[1] no centro desta palavra que carrega consigo um vazio dolorido por ser preenchido com algo mais do que nós mesmos.

     O orgulho não consiste em querer ser rico, mas em querer ser mais rico do que o nosso próximo. Não é querer ser notado, mas querer ser o mais notado. Não é querer ter coisas, mas querer mais coisas do que os outros. Nós nunca nos devemos edificar à custa dos outros.

     Um famoso psiquiatra e psicanalista suíço disse uma vez que "a neurose central do nosso tempo é o vazio". Ainda é assim hoje. Em todo lugar as pessoas andam em busca de algo que as faça sentir-se bem consigo mesmas. Queremos nos salvar do que nos rodeia e queremos fazer a vida do nosso jeito e no nosso poder, pois isso alimenta os nossos egos e o nosso orgulho. O orgulho alimenta a nossa autoestima de acreditar que podemos gerir e controlar independentemente de Deus.  “O homem não se importa com Deus; por causa do seu orgulho ele pensa assim: ‘Para mim Deus não tem importância’” (Salmo 10:4 NTLH).

     Como Lúcifer (Satanás), vemo-nos a dizer: “Eu serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:14). O orgulho é um poder destrutivo. Por causa dessa falha inerente à nossa natureza, que é pecado, o homem é propenso ao erro.

     Como podemos combater o orgulho? Humilhe-se diante de Deus e submeta-se totalmente a Ele (Tiago 4:6-10).


[1] Em inglês a palavra para ORGULHO é a palavra “PRIDE”, e “I” (EU, em inglês) está no meio da palavra.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Marcos Roque
Fé transformadora

Sermão proferido por Marcos Roque em 01 de novembro de 2019

Peter Cerqueira
O mal que ameaça crianças ... todos

Sermão proferido por Peter Cerqueira em 01 de novembro de 2019

Carlos Cerqueira
A importância da oração

Sermão proferido por Carlos Cerqueira em 03 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:22 em 13 de novembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário