O orgulho foi o pior pecado cometido contra Deus?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: A minha mãe costumava dizer que o orgulho foi provavelmente o pior pecado cometido contra Deus. A Bíblia suporta essa teoria? - E.P.

Resposta: O orgulho está associado ao fracasso, não ao sucesso. A Bíblia diz: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba [ou, orgulho] da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2:16). ). Não é de admirar que encontremos o "eu"[1] no centro desta palavra que carrega consigo um vazio dolorido por ser preenchido com algo mais do que nós mesmos.

     O orgulho não consiste em querer ser rico, mas em querer ser mais rico do que o nosso próximo. Não é querer ser notado, mas querer ser o mais notado. Não é querer ter coisas, mas querer mais coisas do que os outros. Nós nunca nos devemos edificar à custa dos outros.

     Um famoso psiquiatra e psicanalista suíço disse uma vez que "a neurose central do nosso tempo é o vazio". Ainda é assim hoje. Em todo lugar as pessoas andam em busca de algo que as faça sentir-se bem consigo mesmas. Queremos nos salvar do que nos rodeia e queremos fazer a vida do nosso jeito e no nosso poder, pois isso alimenta os nossos egos e o nosso orgulho. O orgulho alimenta a nossa autoestima de acreditar que podemos gerir e controlar independentemente de Deus.  “O homem não se importa com Deus; por causa do seu orgulho ele pensa assim: ‘Para mim Deus não tem importância’” (Salmo 10:4 NTLH).

     Como Lúcifer (Satanás), vemo-nos a dizer: “Eu serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:14). O orgulho é um poder destrutivo. Por causa dessa falha inerente à nossa natureza, que é pecado, o homem é propenso ao erro.

     Como podemos combater o orgulho? Humilhe-se diante de Deus e submeta-se totalmente a Ele (Tiago 4:6-10).


[1] Em inglês a palavra para ORGULHO é a palavra “PRIDE”, e “I” (EU, em inglês) está no meio da palavra.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

Dário Botas
O orgulho do homem

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de fevereiro de 2020

Bruno Santos
Profeta Elias

Sermão proferido por Bruno Santos em 09 de fevereiro de 2020

José Carvalho
A nossa glória

Sermão proferido por José Carvalho em 02 de fevereiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:3 em 19 de fevereiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário