Os meus pais são hipócritas?

Billy Graham

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Os meus pais bebem álcool ocasionalmente e sempre em eventos sociais, mas dizem-me para eu nunca beber. Isso não é ser hipócrita? - C.T.

Resposta: Algumas das histórias mais comovedoras são de pessoas que contam como o álcool ou as drogas devastaram as suas vidas e destruíram as suas famílias. A Bíblia condena o uso de qualquer substância que altere ou distorça o nosso pensamento. Isso inclui o álcool, que era a droga mais comum nos tempos bíblicos. Pode ser usado como remédio, como costumava ser, mas pode tornar-se numa droga terrível. O modo como é usado em ligação ao entretenimento é provavelmente um dos grandes males de hoje. É um impedimento auto-infligido que brota de "uma pessoa tomar uma bebida para a bebida tomar a pessoa".

     Quando as manchetes se tornam negras e ameaçadoras, a venda de bebidas alcoólicas e barbitúricos aumenta no país, enquanto milhões tentam escapar às sombrias realidades desses perigos. A Bíblia diz: "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio" (Provérbios 20:1). Beber tornou-se um dos mais sérios problemas sociais e os resultados são completamente opostos a uma "happy hour" (hora, ou momento, feliz).

     Os pais costumam dizer aos seus filhos que não façam isso e outras coisas, mas não percebem que estão a enviar uma mensagem contraditória pelo seu próprio mau exemplo. Os pais sábios praticarão o que pregam esforçando-se por alinhar a sua conduta com o que sabem ser certo.

     Muitas pessoas recorrem ao álcool para serem sociáveis. Alguns usam-no para tentar afogar os lamentos e anseios da alma. Nada, a não ser Deus, satisfaz completamente a alma, porque esta é feita para Deus. Fugir da amargura da vida com drogas ou álcool é algo comum, mas não podemos escapar de Deus.

__________________________ 

[1] Happy hour é uma expressão em inglês cuja tradução literal é "hora feliz" e consiste em uma estratégia de marketing onde durante um determinado período de tempo as bebidas são vendidas a um preço mais baixo.

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Hoje

Sermão proferido por José Carvalho em 13 de outubro de 2019

Jonas Pinho
A solidão do desespero

Sermão proferido por Jonas Pinho em 06 de outubro de 2019

Dário Botas
Seminário, ou Igreja?

Sermão proferido por Dário Botas em 29 de setembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:20 em 09 de outubro de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário