Porque é que a cruz é um símbolo tão popular e porque tantos a usam sem saber o que ela significa?

Billy Graham

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Eu gosto muito de usar uma cruz num fio. Eu recebo muitos comentários sobre essa peça de joalharia. Porque é que as pessoas ficam tão fascinadas com esse símbolo e porque tantas pessoas o usam sem saber o que representa? - J.F.

Resposta: Desde as joalharias da Quinta Avenida em Nova York até ao aeroporto de Roma, uma peça de joalharia é exibida universalmente - a cruz. As vestes clericais têm este símbolo costurado na sua parte dianteira ou costas. As igrejas exibem a cruz em madeira, bronze, cimento ou latão. Muitas vezes, na Páscoa, as cruzes ponteiam a paisagem e podem ser vistas a quilómetros.

     Apesar da cruz estar, hoje, sob ataque, não mudou o fascínio das pessoas por este símbolo icónico. Mas muitos perguntam: "O que significa?" Se as pessoas fossem interrompidas na rua e lhes pedissem para explicar, alguns responderiam que é o símbolo do Cristianismo. Outros poderiam dizer que é um mito religioso. Os graduados em história podem descrevê-la como um exemplo da justiça Romana.

     Antes do ensino da Bíblia sobre a cruz poder significar algo para nós, o Espírito de Deus tem de abrir as nossas mentes. Para o "estranho" a cruz deve parecer ridícula. Mas para aqueles que experimentaram o poder transformador do seu significado, tornou-se no único remédio para os males de cada pessoa e do mundo.

     A mensagem da cruz é a seguinte: sobre ela Jesus foi crucificado. Ele morreu pelos nossos pecados para que pudéssemos ter a vida eterna. Deus transforma homens e mulheres através da mensagem da cruz de Cristo. Deus projetou a cruz para derrotar Satanás, o enganador, e o poder de Satanás foi destruído na cruz. "... Para isto o Filho de Deus Se manifestou: para desfazer as obras do diabo" (1 João 3: 8). Através da cruz, Deus não apenas subjugou Satanás, como reconciliou Consigo mesmo o homem. Esta notícia é gloriosa!

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

David Gomes
Faróis

Sermão proferido por David Gomes em 15 de setembro de 2019

José Carvalho
Dupla Verdade

Sermão proferido por José Carvalho em 08 de setembro de 2019

Carlos Oliveira
Dividir bem a Bíblia II

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 01 de setembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:19 em 11 de setembro de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário