Como distinguir a verdadeira da falsa religião?

Billy Graham

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Existem muitas religiões no mundo e todas elas têm os seus pontos positivos. Não será uma religião tão boa quanto outra? Se não, como distinguir a religião verdadeira da falsa? - R.S.

Resposta: Poucos termos na linguagem do homem foram tão distorcidos e incompreendidos como o termo "religião". O filósofo alemão do século XVIII Immanuel Kant descreveu a religião como "moralidade ou ação moral". Hegel, o filósofo que influenciou o pensamento de Hitler, disse que a religião era "um tipo de conhecimento".

     O termo "religião" tem muitos significados para muitas pessoas. Pode significar o simbolismo sádico do oculto; também pode sugerir meditação silenciosa dentro das paredes reconfortantes de um edifício de culto.

     Muitos dizem com bastante orgulho: "Eu não sou muito religioso", mas apesar de algumas das suas próprias objeções, o homem é um ser religioso. A Bíblia, a antropologia, a sociologia e outras ciências ensinam-nos que as pessoas anseiam por algum tipo de experiência religiosa.

     A religião pode ser definida como tendo dois polos magnéticos, o bíblico e o naturalístico. O polo bíblico é descrito nos ensinamentos da Bíblia. O polo naturalístico é explicado em todas as religiões feitas pelo homem. Nos sistemas humanísticos, há sempre certos elementos de verdade. Muitas dessas religiões têm-se apropriado de verdades judaico-cristãs; muitas usam porções destas e incorporam as suas próprias fábulas. Outras religiões têm em fragmentos o que o Cristianismo tem como um todo.

     As falsas religiões cortam partes da revelação de Deus, acrescentam ideias próprias e surgem com vários pontos de vista que diferem da revelação de Deus na Bíblia. A religião natural não vem de Deus, mas do mundo natural. O plano original de Deus sempre teve imitadores e falsificações. Qualquer pessoa que deseje a verdade de Deus pode encontrá-la através de Jesus Cristo, que é a verdade. Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6).

- Billy Graham

 

Sermões e Estudos

David Gomes
Faróis

Sermão proferido por David Gomes em 15 de setembro de 2019

José Carvalho
Dupla Verdade

Sermão proferido por José Carvalho em 08 de setembro de 2019

Carlos Oliveira
Dividir bem a Bíblia II

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 01 de setembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:19 em 11 de setembro de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário