A Bíblia diz alguma coisa sobre larvas se transformando em borboletas?
Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.
Pergunta: A minha turma do sexto ano está a estudar as larvas e a aprender como estas se transformam em borboletas. A Bíblia diz alguma coisa sobre o assunto? - S.G.
Resposta: Há uma lição espiritual no estudo da larva. O mesmo Deus que muda a larva também te pode mudar a ti. A Bíblia diz-nos para não nos conformarmos com o mundo, mas nos transformarmos renovando a nossa mente (Romanos 12:2).
Algumas larvas são coloridas para se assemelharem às plantas em que se alimentam e muitas vezes imitam partes de plantas, como espinhos, adaptando-se assim ao seu ambiente. Quando chega a hora da lagarta se transformar, ela prende-se firmemente a um caule ou ramo e gera um casulo para proteção. Depois espera - geralmente meses. Enquanto parece imóvel do lado de fora, uma atividade chamada metamorfose ocorre do lado de dentro. Formam-se asas que acabam por se estender para voar. Não há dúvida de que a sua visão do mundo será bem diferente a partir do ar do que do solo. De um bicho-pau (inseto) deslizante e destrutivo emerge uma criatura magnífica, que se nutre do doce néctar das flores. A larva nasce para rastejar, mas renasce para voar.
Que quadro Deus nos deu da natureza. É interessante que a antiga palavra grega para borboleta é psique, significando a vida da alma. A transformação da larva é uma imagem simbólica da obra miraculosa de Cristo ao transformar uma alma perdida num crente vibrante que vê o mundo de uma perspectiva muito diferente - a perspectiva de Deus.
As almas perdidas alimentam-se das toxinas do pecado. Mas quando as almas encontram salvação no Senhor Jesus Cristo, elas ligam-se firmemente a Ele e alimentam-se dos nutrientes da Sua Palavra, emergindo como novas criações. Ele tira-nos de um caminho tenebroso e eleva-nos a um caminho melhor.
- Billy Graham