Porque Jesus não nasceu num lugar importante?
Pergunta: Porque é que Jesus não nasceu num lugar importante, como Roma ou outra grande cidade, em vez de numa cidade sem importância num canto obscuro do Império Romano? Ele não teria tido mais influência? - P.V.N.
Resposta: Séculos antes do nascimento de Jesus, os profetas do Antigo Testamento predisseram que um dia o Salvador do Mundo nasceria naquela parte supostamente insignificante do mesmo. Alguém predisse mesmo o lugar exato do Seu nascimento: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Miqueias 5: 2).
Mas porque Deus planeou que o Salvador do Mundo nasceria num lugar tão obscuro? Uma das razões é óbvia: Jesus veio para ser o Salvador de todo o tipo de pessoas, não apenas dos ricos ou dos poderosos. Pode imaginar um começo mais humilde - nascido numa família pobre, nascido num estábulo? E, por isso, Deus demonstrou algo muito importante: que Cristo veio salvar todo o género de pessoas – até mesmo nós ambos, a si e a mim. A Bíblia diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).
Contudo, por outro lado, o lugar onde Jesus nasceu não é insignificante. Se olhar para um mapa, verá que a terra do Seu nascimento está situada de forma única, porque é confluência dos três continentes do mundo antigo - África, Ásia e Europa. Escassos anos após a morte e ressurreição de Cristo, os Seus seguidores pregaram o Evangelho em todo o mundo então conhecido.
A verdadeira questão, no entanto, é a seguinte: que influência tem tido Cristo na sua vida? Durante esta quadra de Natal, convido-o a crer n’Ele como seu Salvador.