As seitas visam os facilmente influenciáveis?

Billy Graham


Pergunta
: Estou preocupada porque a minha irmã tornou-se profundamente envolvida num grupo religioso que me parece uma seita. Ela foi sempre um tipo de pessoa fraca, e eu ouvi dizer que as seitas visam muitas vezes as pessoas que são facilmente influenciáveis. Isso é verdade? – Sr.ª N.P.

Resposta: Sim, é verdade que algumas seitas religiosas procuram deliberadamente as pessoas que são facilmente influenciáveis - quer porque não possuem convicções reais próprias, quer porque emocionalmente não são suficientemente fortes para resistir à pressão dos outros.

     Isso não significa que todos os que se envolvem com uma seita são assim, é claro -, mas isso significa que algumas pessoas são especialmente vulneráveis ao apelo das seitas. De facto, uma característica de muitas seitas é elas serem lideradas por um líder forte que domina os seus membros e exige a sua lealdade total. Contudo, os líderes que procuram servir a Cristo não são assim, mas servem “não por força … nem como tendo domínio …” (1 Pedro 5:2,3).

     O que pode fazer para ajudar a sua irmã? Primeiro, examine a sua própria vida espiritual. Já se converteu verdadeiramente ao Senhor Jesus Cristo, e procura segui-Lo e vive para ele todos os dias? Certifique-se do seu compromisso com Cristo, e depois peça a Deus que faça de si um exemplo do Seu amor, paz e alegria para a sua irmã. Ela pode não estar aberta ao que lhe diga - mas ela não pode discutir com a realidade de uma vida que foi transformada pelo poder de Cristo.

     Seguidamente, ore pela sua irmã. Ore para que Deus lhe mostre que está no caminho errado, e lhe dê a coragem para se voltar para o Senhor Jesus Cristo. Ore também para que Deus lhe conceda um amor mais profundo por ela e lhe dê oportunidades para conversar com ela sobre o Senhor.

- Billy Graham
 
 
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário