O maior filantropo de todos

Cornelius R. Stam     “Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.

     “Mas quando apareceu a benignidade e caridade [amor] de Deus, nosso Salvador, para com os homens,

     “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3:3-5).

     No texto Grego de Tito 3.4 aparece uma palavra maravilhosa a respeito do amor redentor de Deus. Trata-se da palavra philanthropi, de onde deriva a nossa palavra filantropia.

     Nos dicionários filantropia é definida como “amor à humanidade.” Os grandes filantropos da nossa própria história têm feito muito para melhorar as vidas dos seus concidadãos, muitas vezes favorecendo não um grupo ou organização particular, mas a humanidade em geral.

     Porém, no mais verdadeiro sentido da palavra, Deus é o maior filantropo de todos. A pureza do Seu “amor ao homem” não pode ser questionada. O tradutor da Versão bíblica João Ferreira de Almeida foi fiel ao significado de Tito 3:4 traduzindo a “filantropia” de Deus nosso Salvador, por “caridade [amor] de Deus … para com os homens,” pois, como já vimos, é exactamente isto que significa filantropia.

     Temos aqui uma outra prova forte de que Deus ama todos os homens. Ele não ama apenas certos membros da raça humana. Através da obra consumada do Calvário, “Deus, nosso Salvador” revelou o Seu “amor à humanidade.”

    
Que admirável, filantropia abnegada! Ele deu o Seu tudo, deu-Se a Si mesmo, entregando-se à ignomínia e sofrimento, porque Ele ama a humanidade.

     Isto, amigo não salvo, é como pode ter a certeza de que Ele o ama, e é por isso que nós podemos apregoar sobre os telhados o glorioso Evangelho da graça de Deus:

     “… um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

     “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rom. 10:12, 13).
 
C. R. Stam

Sermões e Estudos

José Carvalho
Clamei a Deus

Sermão proferido por José Carvalho em 01 de dezembro de 2019

Dário Botas
Moisés e Paulo

Sermão proferido por Dário Botas em 24 de novembro de 2019

David Gomes
Muralhas

Sermão proferido por David Gomes em 17 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:23 em 04 de dezembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário