"Acidente" Salvador


Autocarro     Um dia um condutor de um autocarro teve por missão transportar uma série de crianças numa pequena excursão. O itinerário incluía a passagem por uma montanha.

     Quando a desciam o autocarro perdeu os travões. O condutor sabia que, à velocidade que iam, esmagar-se-iam de encontro às rochas laterais se procurasse deter a marcha do autocarro lançando-o sobre elas, e desfazer-se-iam se optasse por enveredá-lo pela direcção contrária onde se estendia um enorme abismo.

     Só lhe restava uma alternativa.

     Ele conhecia bem aquela região e sabia que um pouco mais abaixo do sítio onde se apercebeu da avaria havia um pequeno campo plano ao lado da estrada, e que se conseguisse levar o autocarro até lá conseguiria salvar as vidas de todas aquelas crianças que transportava. Com enorme perícia ele conduziu perigosamente o veículo por entre curvas e contra-curvas perigosíssimas numa descida vertiginosa. Depois de conseguir desfazer a última curva de forma bem sucedida e ao avistar ao fundo o referido campo começou a respirar de alívio. Porém, ao aproximar-se, verificou que a única porta de salvação que possuíam e que se lhes deparava já diante dos seus olhos estava semi-fechada. Precisamente à entrada do campo estava um menino a brincar.

     E agora? Que faria ele? Pouparia o menino e todas aquelas crianças morreriam, ou para salvar aquelas crianças teria inevitavelmente que matar o menino?

     Ele optou pela última opção. O autocarro direccionou-se ao campo, embateu violentamente no menino, matando-o, e após ter percorrido mais alguns metros deteve-se no meio do campo.

     Grande azáfama se seguiu depois com a vinda de bombeiros e ambulâncias e a chegada de uma série de jornalistas representantes dos diversos órgãos da comunicação social.

     Estes queriam a todo o custo entrevistar o condutor e inteirarem-se das causas do acidente. Um agente policial informou-os que ele se encontrava incomunicável, pois tinha o coração desfeito com a morte daquele menino. É que tratava-se do seu próprio filho.

     Ora foi assim que procedeu o nosso Deus para connosco. Ao iniciarmos a viagem desta vida cedo nos apercebemos que esta se trata duma descida vertiginosa para uma morte inevitável. Para nos salvar Deus só encontrou uma forma de o fazer – através da morte do Seu próprio Filho, o Senhor Jesus Cristo.

     Podemos imaginar o quanto Deus nos amou! «Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna» (João 3.16).

     Mas há uma diferença entre a morte daquele menino e a morte do Senhor Jesus Cristo por nós. O menino não teve escolha possível, mas o Senhor Jesus Cristo poderia ter escolhido não morrer por nós. Todavia não foi isso que aconteceu, pois lemos nas Escrituras:

     «E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, OFERECENDO-SE uma vez para tirar os pecados de muitos aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a salvação» (Hebreus 9.27,28).

     Perante isto, bem podemos fazer a mesma pergunta que a Bíblia diz ter sido feita por alguém certa ocasião, «Que é necessário que eu faça para me salvar?». E bem podemos escutar das Escrituras a mesma resposta que tanto precisamos, «Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo» (Actos 16.30,31).

Sermões e Estudos

José Carvalho
Clamei a Deus

Sermão proferido por José Carvalho em 01 de dezembro de 2019

Dário Botas
Moisés e Paulo

Sermão proferido por Dário Botas em 24 de novembro de 2019

David Gomes
Muralhas

Sermão proferido por David Gomes em 17 de novembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:23 em 04 de dezembro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário