O resto da história

Kristóman – Conta Tudo Lyrics | Genius Lyrics

 

     Durante a Segunda Guerra Mundial, o locutor da rádio Paul Harvey começou a encerrar o seu noticiário diário com um artigo a que chamou de “O resto da história”. Estas narrativas factuais concluíam sempre com uma reviravolta interessante que criava um final surpreendente. Os ouvintes muitas vezes ficavam fascinados ao saber que, mesmo quando se tratava de histórias com as quais estavam familiarizados, havia sempre mais na história do que o que tinham ouvido anteriormente.

      Isso às vezes aplica-se à maior história jamais contada, o Evangelho de Jesus Cristo. Pode haver mais nessa história do que alguma vez ouviste no passado, e a parte que podes não ter ouvido pode ser exatamente a que te está a impedir de crer no que a Bíblia diz sobre como seres salvo dos teus pecados. Vamos começar revisando a parte que já deves ter ouvido, a parte que talvez te tenha deixado cético sobre o plano de salvação da Bíblia.

     A Bíblia ensina claramente que não podes abrir caminho para o Céu fazendo boas obras:

     “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9).

     “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, nos salvou ...” (Tito 3:5).

     Talvez já tenhas lido ou ouvido estes versículos antes e te tenhas interrogado: “Isso significa que Deus não quer que façamos boas obras?” Já que isso não parecia fazer nenhum sentido para ti, talvez tenhas optado por não acreditar no que provavelmente consideraste ser um Evangelho muito inacreditável.

     Se for esse o caso, pode servir de conforto para ti saber que Deus sabia de antemão que as pessoas se interrogam sobre isso. É por essa razão que logo após aquele texto bíblico que citámos, que diz que a salvação “não vem das obras”, o versículo seguinte continua, dizendo que os crentes são “criados em Cristo Jesus, para as boas obras” (Efésios 2: 9,10). Se te estás a interrogar sobre o que significa ser “criado em Cristo”, lembra-te de que Deus criou uma criatura chamada Adão no início. Hoje, quando alguém crê no Evangelho, Deus torna-o “nova criatura” (2 Coríntios 5:17). E assim como a primeira criatura de Deus foi criada para fazer a boa obra de lavrar e guardar o Jardim do Éden (Génesis 2:15), os crentes em Cristo são igualmente “criados em Cristo Jesus para as boas obras”. Isto é, embora não possas ser salvo dos teus pecados por fazeres boas obras, uma vez que sejas salvo pela graça, irás querer fazer boas obras porque estás salvo (não para seres salvo) a fim de expressares a tua gratidão a Deus por Ele te ter salvo.

     Vemos a mesma coisa naquele outro versículo do Evangelho que citámos, onde logo depois de lermos que a salvação não é pelas obras de justiça que praticámos (Tito 3: 5), Paulo acrescenta “para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras” (v. 8). Aqui novamente vemos que depois de sermos salvos pela graça por meio da fé, Deus lembra-nos, logo a seguir, para fazermos as boas obras para as quais fomos criados.

     Como vês, só porque Deus não pede que faças boas obras para seres salvo, não significa que Ele não queira que faças boas obras! Ele só quer que entendas que as boas obras vêm depois da salvação, não antes. A maioria das pessoas coloca a carroça diante dos bois, e é importante que saibas não consegues ir para o Céu numa carroça assim!

     A história do Evangelho parece um pouco mais confiável para ti agora? Nesse caso, deves saber que, embora só possas ser salvo pela fé (crer), é importante crer no que é realmente verdadeiro! Não basta simplesmente crer em Deus, pois os demónios também creem e estremecem (Tiago 2:19). Nem sequer é suficiente ter fé em Cristo; tens que ter “fé no Seu sangue” (Romanos 3:25). Ou seja, tens que crer que o sangue que Ele derramou na cruz pagou por todos os teus pecados, e que não tens que adicionar uma única boa obra ao que Ele já fez por ti. Romanos 4: 5 diz:

     “Mas, àquele que não pratica, mas crê n’Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.”

     Se ainda não tens a certeza de como seres salvo do julgamento de Deus por causa dos teus pecados, coloca a ti mesmo a seguinte questão:  “Se morresse hoje, e Deus perguntasse: ‘Porque deveria Eu deixar um pecador como tu entrar no Meu Céu?’”. Qual seria sua resposta? Se a tua resposta for qualquer outra coisa que não “Cristo morreu pelos meus pecados”, ou se tentares adicionar as tuas próprias boas obras ao que Cristo fez por ti no Calvário, então não estás a confiar totalmente no Seu sangue. Porque não segues o conselho do apóstolo Paulo? Quando um homem lhe perguntou o que deveria fazer para ser salvo, Paulo respondeu simplesmente:

     “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16: 30,31).

     Ora, agora sabes o resto da história!

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03DEZ21
O mais forte

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de dezembro de 2021

Carlos Oliveira 28NOV21
O melhor está para vir (5) IQC

Tema abordado por Carlos Oliveira em 28 de novembro de 2021

Carlos Oliveira 26NOV21
Inseguramente seguro

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de novembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:5 em 01 de dezembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário