Métodos de evangelização

Leighton Ford

 

     Não há dúvida de que a flexibilidade e a imaginação desses esforços concordam com o Novo Testamento, onde "dar testemunho" cobre toda a variedade de métodos. Nele encontramos exemplos de evangelização em massa (João Batista, Pedro, Estêvão, Jesus); evangelização pessoal (35 entrevistas pessoais de Jesus estão registadas nos evangelhos); evangelização circunstancial (Jesus junto ao poço de Jacob, Pedro e João na porta Formosa do templo); evangelização através do diálogo (Paulo na Colina de Marte e Apolo em Éfeso, Act. 18:28); evangelização sistemática (os 70 discípulos enviados por Jesus, dois a dois, e a visitação domiciliar mencionada em At. 5:42); evangelização através de literatura (Jo. 20:31 e Luc. 1:1-4, ambos afirmando claramente a intenção evangelística destes evangelhos).

     Não podemos esperar que todos os métodos sejam eficazes para todo mundo, mas certamente existe um meio adequado de nos aproximarmos de cada pessoa. Ou então, Deus pode usar uma combinação de métodos diferentes para ganhar um indivíduo. ... Devemos procurar, na escolha dos nossos métodos, ser naturais, cheios de tato, pacientes, cheios de imaginação, sensíveis, livres de tensões e confiantes.

     Tenhamos sempre pronto algum método, por mais natural que seja. George Sweazey diz com razão que a afirmação de que "tudo que nós fazemos é evangelização", usualmente acoberta um testemunho tão vago que a frase deveria ser "nada que nós fazemos é realmente evangelização".

     Antes de criticarmos o que o outro está a fazer, deveríamos lembrar a clássica resposta de Moody a um crítico que reprovou os seus métodos.

     — Nem eu mesmo gosto muito deles, confessou Moody. Mas, que métodos você usa?

     Quando o crítico disse que não usava nenhum, Moody respondeu com certa aspereza:

     — Bem, prefiro a minha maneira de fazê-lo, do que a sua de não fazê-lo!

- Leighton Ford

Sermões e Estudos

José Carvalho
Hoje

Sermão proferido por José Carvalho em 13 de outubro de 2019

Jonas Pinho
A solidão do desespero

Sermão proferido por Jonas Pinho em 06 de outubro de 2019

Dário Botas
Seminário, ou Igreja?

Sermão proferido por Dário Botas em 29 de setembro de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:20 em 09 de outubro de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário