Igreja - Colónia do céu

Leighton Ford

 

     A figura da igreja como a "colónia celestial", que é a tradução pitoresca que Moffatt faz de Fil. 3:20, é uma metáfora muito vívida para os nossos dias, ainda que devamos ter o cuidado de eliminar dela quaisquer tonalidades de colonialismo. George Webber sugeriu no seu livro God’s Colony in Man's World (A Colónia de Deus no Mundo do Homem) que a Igreja Cristã, como um posto avançado dos céus, se assemelha a um pequeno grupo de colonizadores, precariamente estabelecido nas praias do Novo Mundo. Esta nova colónia tem que subsistir a três exigências rigorosas.

     Primeiro, manter abertas as suas linhas de comunicação e transporte para a pátria, a fim de receber suprimentos, instruções e coragem. Segundo, manter-se unida contra inimigos comuns: doença, fome e nativos hostis. Terceiro, aventurar-se fora da colónia, para conquistar o território para o seu Rei. Esta, aliás, é a sua única razão de existência.

     A Igreja Cristã, a "colónia de Deus", vive semelhantemente um papel tridimensional — com uma relação "vertical" para com Deus, uma relação "circular" para com os irmãos, e uma relação "horizontal" para com o mundo. A estratégia da evangelização exige que a Igreja se renove em todas estas relações. 

     Deve haver renovação em nossa relação vertical para com Deus. Como a colónia do Novo Mundo, somos totalmente dependentes do envio de suprimentos da pátria celestial. Que efeito pode o nosso testemunho ter no mundo se perdermos o contacto com Deus? Para usar uma figura mais moderna, a igreja é como um aparelho de rádio, que capta, com a antena da fé, sons longínquos, sintoniza as ondas invisíveis da graça de Deus e irradia o seu testemunho para o mundo. Mas, se as válvulas estiverem queimadas e o seu "interior"' sem funcionar, o rádio não pode transmitir sons. E se a vida íntima da igreja estiver em mau estado, ela não pode dar testemunho.

Leighton Ford

Sermões e Estudos

Fernando Quental
O bom entendimento

Sermão proferido por Fernando Quental em 23 de fevereiro de 2020

Dário Botas
O orgulho do homem

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de fevereiro de 2020

Bruno Santos
Profeta Elias

Sermão proferido por Bruno Santos em 09 de fevereiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:3 em 26 de fevereiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário