O propósito do Evangelho é penetrar

Leighton Ford
 
     EIton Trueblood sugeriu que a maioria das figuras que Jesus Cristo usou no Evangelho — sal, luz, chaves, pão, água, fermento, fogo— têm um elemento em comum: penetração "O propósito do sal é penetrar na carne e assim preservá-la; a função da luz é penetrar as trevas; a única utilidade das chaves é penetrar nas fechaduras; o pão não tem valor até que penetre no corpo; a água penetra a superfície dura da terra; o fermento penetra a massa para fazê-la aumentar; o fogo só continua aceso enquanto pode alcançar novo combustível e a melhor maneira de extingui-lo é contê-lo".
 
     O que fica bem claro é que o Cristão só é verdadeiramente fiel à sua vocação quando penetra o mundo que o cerca. "A Igreja", disse Temple, "é a única organização na terra que não existe por amor a seus membros".

     Mas, que devemos nós penetrar? Quais as fronteiras que Jesus tinha em mente quando disse "Ide por todo o mundo"?

     Não concorda o leitor que isto significa não somente o mundo do geógrafo, mas também o mundo do sociólogo? Não somente as fronteiras do Tibet, do Brasil e do Congo, mas as fronteiras de todos os pequenos mundos onde gastamos a  nossa vida?

     Não tenhamos dúvida de que nosso Senhor desejou que penetrássemos o mundo do governo, da escola, do trabalho e do lar. E será que Ele não quer que penetremos aquelas áreas da vida moderna que frequentemente se tornam "províncias perdidas" da igreja – os mundos do divertimento, da intelectualidade, do operariado, dos desprivilegiados – os “focos de pobreza”?

     Certo ministro ousou afirmar que "algumas pessoas têm tão pouca visão que tudo o que podem enxergar é a igreja a que pertencem. A minha visão é mais ampla. Eu penso em toda a denominação!" Queira Deus colocar nos  nossos corações, em toda a sua magnitude, o mundo pelo qual Cristo morreu!

     "A semente é a Palavra e o campo é o mundo". Não podemos fazer a semente crescer, mas somos chamados a espalhá-la sobre todo o campo. E a meta é a penetração.

 

Leighton Ford

Sermões e Estudos

Fernando Quental
O bom entendimento

Sermão proferido por Fernando Quental em 23 de fevereiro de 2020

Dário Botas
O orgulho do homem

Sermão proferido por Dário Botas em 16 de fevereiro de 2020

Bruno Santos
Profeta Elias

Sermão proferido por Bruno Santos em 09 de fevereiro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:3 em 26 de fevereiro de 2019

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário