Espinhos, cardos

Espinhos     Quando Deus, depois da queda, amaldiçoou a terra por causa do pecado do ser humano, Ele disse que desde então ela produziria espinhos e cardos e que Adão comeria o seu pão no suor do seu rosto (Gn 3:17-19). Desde aquele dia, os cardos e espinhos são uma figura da maldição do pecado que paira sobre a criação, e das pessoas caracterizadas pelo pecado.


     David disse: “Porém os filhos de Belial todos serão como os espinhos” (2 Sm 23:6; compare Is 9:18; Is 10:17). Na parábola a respeito dos quatro tipos de solo, os espinhos são explicados como “os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas” (Mt 13:7 e 22).

     Quando os soldados romanos puseram uma coroa de espinhos sobre a cabeça do Senhor Jesus como sinal de escárnio, não tinham consciência do significado do seu acto. Na sua maldade, coroaram o único sem pecado com o símbolo da maldição, sem fazer a mínima ideia de que Aquele justo estava designado por Deus para se tornar uma maldição por nós (Mt 27:29; Gl 3:13).

     Entretanto, durante o reino milenar, quando Satanás for amarrado e o Senhor Jesus reinar em justiça e paz, segundo Isaías 55:13, “no lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá murta”.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 17JULI26
A História repete-se

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de julho de 2026

Peter Cerqueira 12JULI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo

Tema abordado por Peter Cerqueira em 12 de julho de 2026

Carlos Oliveira 10JULI26
O meu "crer" é o correto?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 10 de julho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:7

Estudo realizado em 15 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário