A importância do conhecimento de Deus


Charles H. Mackintosh

«A vida eterna é esta: que Te conheçam, a Ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste» (João 17:3).

     Eu não posso conhecer a Deus e não ter vida.

     A falta do conhecimento de Deus era morte, porém o conhecimento de Deus é vida. Isto, necessariamente, torna a vida uma coisa inteiramente fora de nós próprios e dependente do que Deus é. Seja qual for a medida de conhecimento que eu consiga alcançar, não está escrito que seja «vida eterna conhecerem-se a si mesmos», embora, sem dúvida, o conhecimento de Deus e o conhecimento próprio andem intimamente ligados. Contudo, «a vida eterna» está ligada com o conhecimento de Deus, e não com o conhecimento natural. Conhecer a Deus como Ele é, é vida, e todos «os que não conhecem a Deus» serão punidos com «a eterna perdição ante a face do Senhor e a glória do Seu poder» (2 Tes. 1:8,9).

     É da maior importância ver que o que realmente distingue o carácter e a condição do homem é a sua ignorância ou o conhecimento que tem de Deus. Isto é o que marca o seu carácter no mundo e determina o seu destino futuro. É mau nos seus pensamentos, nas suas palavras e nas suas acções? é tudo consequência da sua ignorância de Deus. Por outro lado, ele é puro em pensamento, santo na sua conversação e gracioso nas suas acções? É tudo apenas o resultado prático do seu conhecimento de Deus. E assim também quanto ao futuro. Conhecer a Deus é o fundamento eterno de bem--aventurança — glória eterna. Não O conhecer é «eterna perdição». Deste modo, o conhecimento de Deus é tudo: vivifica a alma, purifica o coração, tranquiliza a consciência, eleva as afeições, e santifica todo o carácter e a conduta.

Charles H. Mackintosh
Estudos Sobre o livro de Génesis

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário