Cumprimentem, jovens!

Jovem cumprimenta idoso

     “Coroa de honra são as cãs [cabelos brancos] …” (Provérbios 16:31).

     Já por diversas vezes vários irmãos de cabelos brancos se têm queixado de alguns jovens passarem por eles sem os cumprimentarem.

     Já por diversas vezes os jovens têm sido alertados para que alterem esse seu procedimento que colide com os vários ensinamentos das Escrituras sobre o assunto, além de violar as regras elementares da boa educação reconhecidas até por descrentes. Esquecem-se, os tais, que a Bíblia os ensina a honrar quem tem cabelos brancos.

     Porém, estas exortações não têm encontrado eco nos seus entendimentos, visto que tem sido necessário repeti-las. Parece que ouvem bem, mas percebem mal.

     Quando cruzamos com alguém e ouvimos uma "boa tarde" ou um "bom dia" já sabemos que o cumprimento vem normalmente de alguém com mais de 40 anos. Porque os pertencentes à chamada "Geração Y" não cumprimentam ninguém. Parece ser algo que eles não aprenderam, nem em casa, nem na escola, nem na igreja. 

     É curioso que os jovens da atual geração entram, habitualmente, em crise se não estiverem ligados a alguém o tempo todo através de uma rede social. Para eles, aparentemente, o importante não é viver a vida, mas mostrar aos outros, nas redes sociais, tudo o que fazem, de manhã à noite. Conversar ou ser gentil e cortês com as pessoas que não estão nas redes sociais não faz parte da sua preocupação.

     O distanciamento da juventude atual em relação ao ensino das Escrituras e até às mais elementares regras da boa educação, tem-se vindo a agravar de tal forma que até já aconteceu um jovem ter-se queixado de um ancião não o ter cumprimentado. 

     Ao ponto que isto chegou! Afinal quem deve cumprimentar quem? São os anciãos que devem cumprimentar os jovens ou os jovens que devem cumprimentar os anciãos? Estes até são dignos de “duplicada honra”! (1 Timóteo 5:17).

     “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal: que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade …!” (Isaías 5:20).

     “Coroa de honra são as cãs [cabelos brancos] …” (Provérbios 16:31).

     “… fareis descer minhas cãs com tristeza à sepultura”? (Gén. 42:38 Adaptado).

- C. M. O.

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário