“Porque Raparigas Cristãs Postam Selfies Sedutoras” por Kristen Clark (na foto)

Kristen Clark     Quando eu estava no ensino secundário, Bethany e eu decidimos que queríamos fazer uma sessão de fotos de nós mesmas bem fixe.

     Vestimos as roupas mais modernas que pudemos encontrar, cobrimo-nos de jóias, pusemos duas camadas de rímel e fomos para a um lugar privilegiado – o nosso telhado. Recrutámos (implorámos a) uma das nossas irmãs mais novas para ser a nossa fotógrafa. Todas nós subimos ao telhado da nossa casa e ela começou a tirar as fotos.

      Sim, um telhado é um lugar inusitado para fazer uma sessão de fotos, mas nós fizemos lá para que a perfeita brisa de top model soprasse direitinho no nosso cabelo. Para cada foto, nós posavámos exatamente do jeito que tínhamos visto as modelos profissionais fazerem – com os lábios franzidos, uma sobrancelha erguida, a mão no quadril e olhos sérios.

     Sem que ninguém nos tivesse ensinado como posar sedutoramente, nós fomos “profissionais” e sabíamos exatamente o que fazer. Nós publicámos a nossa sessão de fotos no Facebook com todo orgulho e esperámos que os elogios aparecessem.

Sedução é a nova norma.

     Infelizmente, vivemos nma cultura que treina as nossas mentes para ver sedução como norma a partir de uma idade muito jovem. Basta dares uma rápida caminhada pelo shopping e vês cartazes atrás de cartazes com modelos em pose sensual. Desde a invenção do Pinterest, Instagram e outros aplicativos, imagem sensuais surgem à nossa frente mais do que nunca.

     Como raparigas Cristãs, estamos a ser bombardeadas por mensagens da nossa cultura que dizem que a sedução e as poses sensuais são fixes, soltas e normais. Tirar selfies sedutoras não é mais atrevido… é aceitável e louvável. Por vivermos num mundo decaído, faz sentido que a cultura incentive as raparigas a agirem assim.

Faz sentido que as supermodelos e raparigas não-Cristãs não tenham problema em publicar selfies assim.

     A pergunta que eu tenho pra ti é esta: Por que razão as raparigas Cristãs publicam selfies sedutoras?

     Fico chocada, às vezes, quando eu entro no meu Instagram e vejo algumas poses sensuais que as minhas amigas Cristãs publicam. O que mais me surpreende é que eu leio os comentários de outros amigos Cristãos que elogiam as imagens,chamando-as de “lindas”. Como é possível? Parece uma epidemia ao longo dos últimos anos.

Porque as raparigas Cristãs gostam tanto de publicar selfies sedutoras?

     Eu sei a resposta a estas perguntas, porque eu costumava ser uma dessas raparigas. Eu costumava ser a rapariga que por detrás do iPhone tirava aquelas selfies sedutoras. Eu era a rapariga do telhado que fez uma sessão de fotos para que eu pudesse exibir os resultados aos meus amigos.

     No meu caso, eu publicava as fotos porque queria que os rapazes reparassem em mim. Eu queria que as pessoas elogiassem “o quão bonita eu era”. Eu gostava muito de ouvir o louvor e elogio dos meus amigos. Nunca foi por “acidente” que eu publiquei uma foto minha. Era sempre intencional e planeado. Eu já tinha visto imagens suficientes de modelos da moda para saber como uma foto sensual devia ser.

     Muitas de vocês que estão a ler este artigo, sabem exatamente do que estou a falar, porque já fiizeram a mesma coisa.

A verdade é que, publicar selfies sedutoras é apenas um sintoma exterior de uma questão muito mais profunda.

     É um sinal de uma rapariga que anseia por algo mais. É um sinal de uma menina que tenta encher o seu ego através dos louvores e elogios dos seus amigos. Uma rapariga que deseja atenção de rapazes e tem a esperança de que eles reparem em alguma das suas fotos. Uma rapariga que quer parecer confiante, mas que é fraca e solitária no interior. Uma rapariga que gosta de seduzir os rapazes fazendo com que eles “queiram o que não podem ter.”

     Selfies sedutoras são nada mais do que imagens que gritam, “Olha para mim!”. Elas são uma oportunidade para apontar os holofotes sobre si mesma por um breve momento e esperar que alguém note.

Como raparigas Cristãs, Deus chama-nos para um padrão muito elevado para ficarmos a brincar ao jogo do “selfie sedutora”.

     Todo o propósito das nossas vidas é indicar Cristo aos outros , não nós. Esse tipo de foto nunca é centrada em Cristo, mas em sí mesma. Deus chama-nos a viver uma vida moralmente pura em todos os sentidos. Ao publicares fotos sedutoras de ti mesma, não promoves a pureza ou a santidade no corpo de Cristo.

      Desde aquele dia no telhado, Deus deu-me convicção de pecado sobre a motivação e condição do meu coração. Diz-me se  achas que as selfiessedutoras não são erradas de acordo com Efésios 5:1,3: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos”.

O que achas?

     Primeiro somos chamadas a ser imitadoras (reflexos) de Deus para o mundo que nos rodeia. Tu e eu somos filhas de Deus! Precisamos de refletir bem o caráter e a pureza do nosso Pai. Em segundo lugar, somos mandadas ficar longe de qualquer forma de imoralidade sexual e toda a impureza. Entendeste? “Qualquer forma … toda a impureza”.

Selfies sedutoras não têm chance contra estes versículos.

     A nossa cultura diz-nos que santidade e pureza é algo ultrapassado e que seres rigorosa demais contigo mesma te levará a uma vida de tédio. Se for esse o caso, então por que há tantas raparigas solitárias, tristes, deprimidas, inseguras e carentes?

      Deus dá-nos padrões de pureza e santidade, porque Ele sabe que é isso que é melhor para nós. A verdadeira alegria e contentamento não vem através dos aplausos dos teus amigos; só virá através de obedeceres e honrares a Deus. “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e o buscam de todo o coração” Salmo 119:1-2.

      Eu sei que queres ser abençoada por Deus. Tenho a certeza! Em vez de ficares a esforçar-te para alcançar o aplauso vazio deste mundo, esforça-te para receber os aplausos gratificantes do teu Senhor.

Nada te fará mais feliz do que viveres para a glória de Deus.

     Como raparigas Cristãs, temos o dever de honrar o nosso Senhor, em todas as áreas da nossa vida. Temos a responsabilidade de refletir a imagem de Cristo ao mundo perdido que nos rodeia.

     Vais-te juntar a mim na rejeição da tendência de selfies sedutoras? Vais dizer não à publicação de fotos que te auto-glorificam e colocam toda a atenção em ti?

      O nosso mundo precisa desesperadamente de raparigas Cristãs que estejam dispostas a defender a verdade de Deus, exibindo algo muito maior do que elas mesmas.

Vamos tornar isto pessoal:

• Você é culpada por postar selfies sedutoras? Se assim for, qual é a sua motivação por trás das publicações?

• Você está disposta a pedir perdão a Deus por não refletir bem a Sua imagem? Se assim for, confesse seus pecados e peça a Deus para criar um coração limpo e puro dentro de você.

• De que forma você é tentada a colocar a atenção sobre si mesma, em vez de Deus?

Eu gostaria de ouvir o que tens a dizer sobre isto ... !

Traduzido por: Bruna Bugana
Revisão: Flávia Silveira
Adaptação ao Portugês de Portugal : CMO
In Mulheres Piedosas 

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário