Aprendendo a Discernir (XII)

4. Não se ri nem se compraze quando os seus valores são atacados, zombados ou minados pela cultura popular.

     Sejam situações sexuais, seja o chamado diálogo de adultos como revela Melrose Place, Roseanne, Friends, telenovelas, etc., ou determinado tipo de humor jucoso, um discernente não consegue encontrar prazer naquilo. Colossenses 3.1,2,5,6 mostra-nos a razão: “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; ... Mortificai pois os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.”

     Para um discernente é impróprio rir e ter prazer com o que Deus se ira. Quanto mais nos assemelhamos a Cristo mais percebemos que essas expressões atacam os nossos valores e prioridades.

     Pelo contrário, Romanos 1.32 descreve o indivíduo que discerne mal. Em vez de se sentir ofendido com esse tipo de entretenimento ele tem nisso prazer ou aprova-o mesmo. “Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.”


5. Tem o hábito de questionar analiticamente os media que consome. Não aceita os media e a cultura do entretenimento como legado digno de confiança.

     Lembremo-nos de que nem tudo o que luz é ouro. Lembremo-nos que os media funcionam sob a filosofia de nos fazer aceitar como verdade o que muitas vezes não é, como já analisamos antes. «Há caminhos que ao homem parecem direitos, e o fim deles é o caminho da morte».


6. Deseja honrar e agradar ao Senhor com as escolhas que faz.

     Nunca pensaste que o Senhor pode vir no momento em que te encontras a ver ou ouvir o que não deves? Apesar do temor ser um poderoso motivador, o discernente também é motivado pelo espírito de gratidão devido ao preço da redenção pago pelo Senhor a seu favor. I Pedro 1.17b-19, explica isso deste modo:

     “... andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.”

     O discernente também age em função, não apenas do atrás exposto, mas porque compreende que, segundo I Cor. 6.19,20, o Deus vivo habita dentro dele – “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” Visto que o Criador do universo habita em nós, deveria ser nosso desejo agradar-Lhe com as escolhas que fazemos. De acordo com Prov. 4.23,26 o Senhor faz prosperar os que andam nos Seus caminhos –  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!”


 7. Sabe que Deus premeia a comunicação correcta.

     Alguns relegam a importância das palavras das letras musicais para 2º plano, dizendo que o que conta é a melodia musical, que os próprios cantores provavelmente não querem dizer o que dizem na letra da música. Mas para Deus as palavras contam, e muito. Leiamos Mateus 12.36,37:

     “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.”

8. Não se importa de sofrer a perda de uma opção de entretenimento específico para não permitir que ideias hostis dominem a sua mente.

     O discernente age como o Rei David.

     “Portar-me-ei com inteligência no caminho recto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos: aborreço a acções daqueles que se desviam; nada se me pegará. Um coração perverso se apartará de mim: não conhecerei o homem mau.” (Salmo 101.2-4).

     David sabia que o que ele deixasse entreter a mente rapidamente modelaria os hábitos do seu coração.


9. Valoriza o seu tempo.

     Todos os dias morrem muitas pessoas no mundo inteiro. Muitos dos que morrem passarão a eternidade no inferno. Estás a fazer a tua parte para impedires que outros cometam esse erro? “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” Apoc. 20.15. Como é possível perdermos tanto tempo com coisas triviais, sabendo que muitos estão a passar para a eternidade sem Cristo? Embora o discernente não seja contra períodos equilibrados de recreio, ele maximiza o seu tempo. Rege-te pelo padrão de Efé. 5.15,16: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus”.


10. É cuidadoso quando confrontado com território que não lhe é familiar.

     “O bom siso te guardará e a inteligência te conservará” (Prov. 2.11) “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.” (Salmo 32.8). Porque o Senhor prometeu instruir e aconselhar-nos sempre, o discernente está quilómetros à frente dos que caiem de cabeça em ambientes destrutivos. Que a nossa oração seja: “Senhor ensina-nos a amar o que Tu amas e a odiar o que Tu aborreces”.


Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário