Aprendendo a Discernir (VI)

O HOMEM DE AÇO

     Lembras-te da história de Sansão? Sansão foi o homem mais forte da Bíblia – um homem de aço. Quando jovem, matou um leão com as mãos; ele tinha muita força. Mais tarde apanhou à mão 300 raposas e largou-as aos pares com fogo ateado nas caudas no meio de searas. A sua força foi ainda manifestada quando enfrentou e derrotou 1000 filisteus. A arma dele foi a queixada dum jumento.

     O que é que isto tem a ver com TV e discernimento?

     Com a vida dele podemos aprender um princípio sobre a TV. Para compreendermos este conceito temos que rever algo da sua história.

     Os Israelitas andavam a ser perseguidos pelos Filisteus há 40 anos. Na sua misericórdia Deus resolveu levantar alguém que os libertasse dessa opressão. Como aconteceu com o nascimento do Senhor Jesus Cristo, o nascimento de Sansão foi anunciado por um anjo. Este deu instruções precisas sobre como os pais deveriam criá-lo. Deus criou Sansão para fazer uma obra – ser Juiz em Israel. Durante cerca de 20 anos ele desempenhou essa chamada elevada. Mas houve um problema. Sansão tinha uma fraqueza por mulheres.

     Em Juízes 16 vemos este homem de aço a passar uma noite com uma prostituta. A façanha dele seguinte foi com uma mulher filisteia chamada Dalila. Com certeza conheces a história. Ela quis conhecer o segredo da sua força, e ele revelou-lha (Juiz. 16.17). Enquanto ele dormia ela cortou-lhe o cabelo, vieram os Filisteus e prenderam-no. Ele tornou-se num homem vulgar.

     É interessante notar o que os Filisteus lhe fizeram logo que o prenderam. Cegaram-no. O que estava a fazer o juiz de Israel dormindo com o inimigo? Ele não via que brincava com fogo? A perda dos seus olhos físicos ilustra como perdeu a vista da sua chamada espiritual.

     Ele pensou que poderia deitar-se com Dalila sem consequências negativas. Eis aqui o princípio. Creio que temos desenvolvido um grande amor pelas nossas TV's. Cegos pela luz daquela caixa, muitos têm perdido de vista a sua chamada e caiem sentados como prisioneiros daquela programação. Como Sansão recebemos uma chamada elevada. Como ele recebemos recursos extraordinários para desempenharmos a nossa missão (“Posso todas as coisas ...”). Infelizmente, como o homem de aço, apaixonamo-nos e pomo-nos a brincar com algo que tem a capacidade de nos destruir.

     A TV tem-se tornado senhora de muitos. Cuidado com esta Dalila dos nossos dias!

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário