III - Cartas aos Jovens

Fernando Quental

 

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” - 1 Pedro 5:8

     Bem, mais uma carta te escrevo. Deixa-me dizer que foi muito bom termos falado ao telefone, há pouco tempo atrás. Ouvir atentamente as tuas lutas emocionais, no que toca a saberes a vontade de Deus para a tua vida na área amorosa. Enquanto desabafavas eu via-me a mim próprio quando tinha a tua idade. Vou aqui mencionar algumas das tuas batalhas. É claro que me sinto à vontade porque tenho a tua autorização para o fazer, e assim também espero ajudar-te. A escrita costuma-nos a ajudar a organizar ideias e a pensar melhor, deixando Deus guiar-nos da melhor maneira. Então aqui vai o meu conselho:  

     Dizes que há muito que oras por uma certa pessoa e que não tens obtido resposta da parte de Deus e que tens feito tudo para agradares a essa paixão. Bem, talvez o problema tem sido esse mesmo. Tens-te focado demasiado em agradar a essa pessoa. Em vez disso, tenta agradar, ao máximo, ao Nosso Deus. Sei que é fácil falar quando estamos fora mas, deixa que te diga que a paixão muitas vezes é cega e surda. Precisamos de nos aproximar de Deus para que nos tornemos sóbrios e vigilantes. Quando nos focamos na paixão, deixamos de ser racionais, passamos unicamente a ser emocionais. Somos levados pelo nosso próprio coração, o qual a Palavra nos diz que é mais enganoso do que todas as coisas. A sobriedade emocional é um requisito importante para a nossa vida, pois faz parte deste pacote maravilhoso dado pelo Senhor para nos proteger - ser sóbrio e vigilante. Não quero que com isto penses que estar apaixonado é mau - nada disso -, mas com o equilíbrio certo, tendo em conta sempre o estares alerta a outras portas que se possam abrir. Penso que me faço entender. Sem nos apercebermos, baixamos a guarda e fechamos as portas ao Senhor, não dando espaço para vermos e percebermos a Sua vontade. Assim foi com o primeiro homem. Apaixonou-se pelo pecado, porque não vigiou convenientemente.  Hoje temos a  Palavra de Deus, o conselho da tua família e a Igreja. Para te manteres sóbrio, acima da tua vontade, considera sempre estes fatores. Não tenhas medo que outra pessoa venha arrebatar esse amor, pois é o Nosso Deus Criador todo Poderoso que opera na nossa vida. Descansa Nele, tem bom ânimo e espera na Sua Soberana vontade. 

     Um abraço forte, sempre juntos.

- Fernando Quental

Sermões e Estudos

Dário Botas
Não teimes, mas persevera

Tema abordado por Dário Botas em 20 de setembro de 2020

Carlos Oliveira
Os 10 Mandamentos salvam?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de setembro de 2020

José Carvalho
Abraão, construtor de altares

Tema abordado por José Carvalho em 13 de setembro de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:13 em 23 de setembro de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário