Mantendo a fé ... na universidade: conselhos aos estudantes

Universitários

 

     Este artigo baseia-se no conteúdo de "How to Stay Christian in College" [Como continuar Cristão na Universidade], de J. Budziszewski.

     Conclusão do ensino secundário ... feito. Orientação de calouro… feito.

     É hora da universidade – a tua maior aventura até agora. Já pensaste nos desafios espirituais que podes ter de enfrentar?

      Mesmo quando são suficientemente inteligentes para evitar situações de risco, os estudantes cristãos geralmente testam a sua fé durante o tempo universitário de formas que não consideraram.

     No seu livro muito direto, How to Stay Christian in College [Como continuar Cristão na Universidade], o autor J. Budziszewski escreve: “A partir do momento em que os estudantes pisam o campus contemporâneo, as suas convicções e disciplina cristãs são atacadas”.

     Entender essas trevas espirituais ocultas pode ajudar os alunos a permanecer no rumo e até fazer crescer a sua fé exponencialmente ao longo dos anos do tempo na universidade. Vê como te podes preparar.

 

Sê pessoalmente social

     Sair de casa e morar sozinho significa que decides como administrar o teu tempo e com quem o gastas. É importante seres intencional em fazeres boas amizades.

     “Cristão solitário é algo que não existe. Se fores para o mundo sozinho, serás engolido ”, escreve Budziszewski.

     Tenta estas dicas para encontrares uma comunidade cristã na universidade:

     Procura outros crentes desde o início. Junta-te a um grupo de estudantes cristãos imediatamente ou, melhor ainda, liga-te a um ministério do campus antes de saíres de casa. Muitos grupos Cristãos oferecem atividades divertidas na semana anterior ao início das aulas.

     “A maioria dos alunos pretende continuar com a fé, mas são surpreendidos com o que lhes acontece”, explicou John Decker, diretor de parcerias do Campus Ministry Link. “De repente, eles não estão cercados por cristãos e o seu colega de quarto chega e convida-os para ir a uma festa.

     "Eles começam a relacionar-se com essas pessoas apenas por causa do choque cultural universitário", continuou Decker. “É da natureza humana ter essa grande necessidade de amigos e eles ligam-se às pessoas erradas.”

     Experimenta várias organizações diferentes se precisares, e não te preocupes se demorares um pouco para te encaixares, escreve Budziszewski. Os alunos podem não se sentir confortáveis na sua primeira ou segunda visita, mas quanto mais participarem, mais rápido se sentirão em casa.

     Se os alunos não se relacionarem bem com todos no começo, não se preocupem. É normal gostar de algumas personalidades mais do que outras.

     • Assume um papel de liderança. É uma ótima maneira de conhecer pessoas e usar a tua paixão por Cristo para ajudá-las a crescer.

     • Encontra uma igreja "real". É importante frequentares a igreja, além de ingressares num grupo do campus. Pede aos alunos mais velhos do teu grupo sugestões e planeia ir com um amigo. Algumas igrejas podem oferecer um serviço de transporte do campus.

 

Sê cuidadoso

     Este marco de transformação geralmente vem com o sentido de autodescoberta ou o desejo de expressares as tuas ideias e crenças.

     Porém, presta atenção. "As faculdades e universidades são ímãs para crenças extremas, ideologias e seitas", escreve Budziszewski.

     Alguns estudantes protestam ou apoiam uma causa sem entender completamente o assunto ou a política envolvida. Sobre a sua própria experiência universitária, Budziszewski escreve: "Eu tinha as minhas próprias ideias sobre como remir o mundo, e a minha política tornou-se numa espécie de religião substituta".

 

Sê firme

     Em conversas com amigos ou talvez em sala de aula, prepara-te para ouvir as pessoas fazerem afirmações genéricas, como: “O cristianismo é crítico e intolerante”, “A Bíblia é apenas mitologia” ou “Todos devem encontrar a sua própria verdade”.

     Professor, Budziszewski adverte que os professores podem patrocinar o cristianismo ou implicar que a fé cristã é historicamente imprecisa.

     Em resposta, pede ao teu professor que explique a sua declaração. Não tenhas medo de responder, mas sê respeitoso e, acima de tudo, confia no que sabes ser a verdade.

 

Acima de tudo

     Mantém a tua rotina espiritual diária. Começa o teu dia com Deus. Passa tempo em oração e estuda a Palavra de Deus entre as aulas ou sempre que puderes.

     “A faculdade pode ser um ponto de viragem na tua caminhada com Deus - um tempo em que o teu relacionamento com Cristo se aprofunda ou enfraquece”, explica Budziszewski.

     Uma pessoa deve se comprometer com um relacionamento pessoal com Cristo, mas também não deve passar pela universidade só.

     “A comunhão é necessária para o teu relacionamento com Cristo. É também o melhor lugar para formares amizades recompensadoras e encontrares uma pessoa adequada para te casar ”, escreve ele.

     "Passares tempo com amigos cristãos faz a maior diferença."

 

Já te converteste a Cristo?

     Começa por aqui.

Sermões e Estudos

David Gomes 26SET21
Como lidar com portas fechadas

Tema abordado por David Gomes em 26 de setembro de 2021

Carlos Oliveira 24SET21
As religiões são todas boas?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de setembro de 2021

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 22 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário