Como ganhar a sua família e amigos para Cristo (II)

 

PARTE  I
 

O Seu Marido Pode Ser Ganho ...
 
     No típico lar do "jugo desigual", é o marido que é o incrédulo.  Talvez ele não tenha tido pais piedosos para guiá-lo para a fé.  Ou na sua adolescência, talvez  a sua rebelião incluísse voltar as costas a Deus – pensando que "frequentar a igreja é para mulheres e crianças".
 
     E com muita frequência, há uma resposta típica por parte da esposa que é salva.  Ela ameaça, implica, chora, ou prega constantemente ao seu marido incrédulo, o que apenas torna as coisas piores.  O seu marido acaba por "desligar" devido às importunações da esposa ou pela admoestação constante dela, e parece afastar-se cada vez mais.
 
     Eis alguns dos pontos negativos que podem ser observados em situações semelhantes.

 
Importunando ou Admoestando o Seu Marido

      Uma vez que tais acções quase sempre produzem resultados negativos, o importunar ou o admoestar devem ser evitados.  O seu marido também não será ganho para Cristo se demonstrar uma atitude "sou mais santa do que tu". 
 
     Além disso, todas as suas palavras piedosas serão em vão a menos que elas sejam reforçadas com exemplos piedosos de vivência.  Veja o caso de Maria, por exemplo.  Maria e o seu marido eram ambos incrédulos quando se casaram.  Ela aceitou a Cristo e a vida dela foi transformada.  O seu marido viu esta mudança e isto teve efeito nele.  Ele não se sentia bem bebendo na presença dela.  Não tentou fazer com que ela fizesse as mesmas coisas que eles costumavam fazer juntos antes – como se embebedarem num bar local – mas ele percebeu que ela não precisava da bebida para ficar mais animada.  De repente ela passou a ter uma alegria genuína vinda de dentro dela, e Marcos (o seu marido) viu isso.
 
     Na realidade, Marcos não podia deixar de observar a vida piedosa que ela agora tinha.  Deus tinha controlado o seu humor; ela estava mais paciente e compreensiva com Marcos e as crianças.  Ela orava por Marcos em particular, e determinou servi-lo em amor.  Ela não o serviria com uma submissão fraca e ineficaz, mas como as Escrituras dizem – "servi-vos, uns aos outros pelo amor" (Gl. 5:13).
 
     Milhares – certamente milhões – de maridos foram salvos exactamente desta maneira por esposas que oram a Deus para que Ele lhes mostre maneiras adicionais de amar os seus maridos em vez de afastá-los (I Pe. 3:1-6).
 
(Continua)
Art Fowler

Sermões e Estudos

José Carvalho
Firmados na Verdade

Tema abordado por José Carvalho em 05 de abril de 2020

Carlos Oliveira
A desorientação dos incrédulos

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de abril de 2020

Fernando Quental
O que fazer em tempos difíceis

Tema abordado por Fernando Quental em 29 de março de 2020

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:4 em 01 de abril de 2020

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário