O pecado magoa o Senhor

 Ricky Kurth

 

     “Porque é que Génesis 6:6 diz que “arrependeu-Se o SENHOR de haver feito o homem” se Ele sabia antecipadamente quão pecaminoso o homem se tornaria?”

     O leitor poderá estar a pensar que a palavra “arrepender-se” significa que Deus lamentouter feito o homem, e o meu dicionário diz que “arrependimento” pode significar “olhar para trás com insatisfação”. Porém, esse não pode ser o significado aqui, pois não é possível que Deus fique insatisfeito com algo que tenha feito.

     Como todas as palavras, arrependimento pode ter diferentes significados. O meu dicionário define arrependimento como “sentir dor, tristeza ou lamento por algo que alguém tenha feito”. A palavra “ou” aqui sugere que Deus não se arrependeu de ter feito o homem, mas sentiu dor e sofreu por o ter feito.  A maneira como o versículo está redigido deixa isso claro. Não diz que o Senhor se arrependeu de fazer o homem, como se o tivesse lamentado. Diz que o Senhor arrependeu-Se, ou seja, condoeu-Se, pois o pecado causou-Lhe tristeza. O restante do versículo confirma essa interpretação quando diz, “e pesou-Lhe em Seu coração”.

     O pecado aindamagoa o Senhor, mesmo depois de estarmos salvos, por isso “... não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Efésios 4:30). 

- Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Alberto Verissimo 19SET21
Crer ou Crer, eis a questão

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 19 de setembro de 2021

Carlos Oliveira
O peso do pecado

Tema abordado por Carlos Oliveira em 17 de setembro de 2021

Dário Botas
Qual a tua motivação (Parte II)

Tema abordado por Dário Botas em 10 de setembro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 4:3 em 15 de setembro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário