Nunca Hão-de Perecer

william_macdonald.jpg     Um excerto de Uma Vez Em Cristo – Em Cristo Para Sempre

     Uma das declarações mais conclusivas sobre a segurança eterna do crente é João 10:27-29. Quem a ler pode ser justificado ao crer que uma pessoa que nasça de novo está eternamente segura. De facto é difícil de ver como é que alguém pode chegar a uma conclusão diferente. Examinemos a passagem frase por frase e desfrutemos da certeza proporcionada.

     “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai” (João 10:27-29).

“ As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu conheço-as, e elas Me seguem.” Isto é uma afirmação declarativa. Diz-nos quem são as ovelhas de Cristo. São pessoas que ouvem a Sua Palavra. Respondem à Sua voz através do Evangelho e são salvas. Ele conhece-as. Ele reconhece-as como Suas. Ele distingue-as dos não-crentes e dos falsos professos. Ele pode indicar fé genuína onde nenhum de nós suspeitaria, como no caso de Lot (2 Ped. 2:7) e de Sansão (Heb. 11:32). Elas seguem-No. Não se trata de uma condição. Ele não diz que elas são Suas ovelhas se O seguirem, ou enquanto O seguirem. É particularmente isto que caracteriza o verdadeiro crente. Caracteristicamente, ele segue a Cristo (ver João 10:4,5). Eu digo “caracteristicamente” porque ninguém o faz perfeitamente. Todos nós somos “propensos a vaguear ... propensos em deixar o Deus que amamos.” Porém o Pastor assume a responsabilidade de restaurar a ovelha errante.

     “Dou-lhes a vida eterna.” Temos uma vez mais uma promessa incondicional sem apêndices anexados. A vida eterna é uma oferta. Uma oferta com condições não é de modo algum uma oferta! Quem tem confiado no Senhor Jesus Cristo para a salvação da sua alma pode saber, com a autoridade da Palavra de Deus, que tem a vida eterna.

     “Nunca hão-de perecer.” Pensemos por um momento nas consequências que haveria se uma ovelha de Cristo perecesse. Cristo teria, nesse caso, recuado com a Sua promessa! Ele deixaria de ser Deus. A Trindade acabaria. A Bíblia seria indigna de confiança. Nós ainda estaríamos nos nossos pecados. Isso não pode acontecer, porque o cumprimento da promessa depende apenas de Cristo e não das Suas ovelhas.

     “Ninguém as arrebatará da Minha mão.” Jesus Cristo, o Filho eterno de Deus, garante que as Suas ovelhas estão seguras nas Suas mãos e que ninguém as pode remover à força. Os Arminianos argumentam, “Ninguém as pode arrancar, mas um crente pode sair.” Isto é bizarro – o facto de um Cristão genuíno ter mais poder do que qualquer outro no universo. Ninguém – e isso inclui as ovelhas – pode retirar-se do forte aperto de mão do Pastor.

     “O Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos.” Para enfatizar mais a segurança do Cristão, Jesus declara que os verdadeiros crentes são a oferta do Pai ao Filho. Se um só crente pudesse arrancar-se da mão de Cristo, então seria concebível que todas as Suas ovelhas o podiam fazer. Elas não somente poderiam, como o fariam. Nesse caso a oferta de Deus ao Seu Filho desapareceria. Que espécie de oferta teria sido? Certamente que isso seria indigno do Pai. Não, o Pai é maior do que todos; ou seja, é maior do que todos os outros poderes do universo, e certamente que maior do que a força de uma ovelha. O “todos” inclui as ovelhas.

     “Ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai.” Face a tão maravilhosa promessa, é uma perversidade que as pessoas creiam que uma verdadeira ovelha de Cristo decida que não quer ser mais ovelha, podendo assim remover-se das mãos do Pai. Este argumento não subsiste. A palavra “ninguém” é absoluta. Ela não permite qualquer excepção. O texto inspirado não diz, “ninguém excepto uma ovelha do próprio Cristo” – e nós também não devíamos dizer.

 

William MacDonald

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário