A Palavra de Deus é consistente?

 A Bíblia é confiável

 

     Inconsistências são o trilho do homem. Os políticos são inconsistentes; muitas vezes prometem uma coisa e fazem outra, dependendo de como sopram os ventos políticos. O testemunho de um assassino é muitas vezes inconsistente com as provas apresentadas. Até a ciência médica é inconsistente com as suas próprias declarações. A sabedoria convencional, há anos, era ficar na cama por duas semanas após uma grande cirurgia para curar adequadamente. Hoje, a maioria dos pacientes precisa de ser acordada no mesmo dia.

     Lembro-me da ocasião em que estava a falar com um jovem dispensacionalista que estava convencido de que os “dois no campo, será levado um e deixado o outro” se referia claramente ao Arrebatamento. Eu gentilmente compartilhei com ele que ele estava a antecipar uma revelação. Isto é, ele estava a pegar em algo que havia aprendido nos escritos de Paulo, sobrepondo-o ao ensino do Senhor sobre Sua Segunda Vinda. Salientei-lhe que a opinião dele era inconsistente com o contexto de Mateus 24. Quando lhe perguntei quem foi removido da terra nos dias de Noé, crente ou incrédulo, ele ficou sem palavras.

     Ao contrário do homem, a Palavra de Deus nunca é inconsistente consigo própria, mesmo que às vezes pareça ser. Deus é omnisciente; portanto, a Sua Palavra é como uma tapeçaria finamente tecida do começo ao fim. Certa vez, um amigo em Cristo escreveu-me sobre uma observação que ele fez no Evangelho de Mateus:

     “Eis aqui algo que provavelmente te irá deixar perplexo – deixou-me a mim! Mateus afirma que o “dinheiro de sangue” que foi usado para comprar o campo do oleiro depois que Judas se enforcou foi em cumprimento do que “… vaticinara o profeta Jeremias” (Mateus 27:8-10). Pesquisei minuciosamente o Livro de Jeremias e lamento informar que não está lá.”

     Ele tem razão! Há uns anos atrás, ele ter-me-ia deixado em apuros neste caso. Mas recentemente, fiz algumas pesquisas sobre esta passagem bíblica e descobri a solução para o problema que estava diante de mim. Normalmente, os escritores dos Evangelhos declaram: “… está escrito…”, como temos no caso de João Batista (compare Lucas 3:4,5 e Isa. 40:3,4). Contudo, Mateus não diz que o que foi cumprido foi escrito. Em vez disso, diz-se que Jeremias vaticinou estas palavras, que o Espírito de Deus revelou ao apóstolo por uma revelação especial. Este é outro fio de inspiração que está cuidadosamente entrelaçado nas Escrituras (2 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:21). Na verdade, o Livro que tens em mãos é a Palavra de Deus!

por Paul M. Sadler

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário