Os LÍDERES na e da Igreja

Carlos M. Oliveira

 

     Os líderes na e da Igreja não somente são uma realidade bíblica como são muitos e diversos.

     Negar que a Igreja tem líderes e afirmar que só o Senhor Jesus Cristo é o Líder da Igreja, é o mesmo que dizer que a Igreja não tem pastores e só o Senhor Jesus Cristo é o Pastor da Igreja.

     Nós sabemos muito bem que o Senhor Jesus Cristo é o Supremo Pastor da Igreja, o Sumo Pastor  (1 Pedro 5:4), porém isso não invalida que o Senhor tenha dado à Sua Igreja pastores sujeitos à Sua supremacia (Efé. 4:11; Heb. 13:7,17).

     O Senhor é realmente o Líder Supremo da Sua Igreja, o Guia Supremo do Seu povo desde sempre e para sempre (Sal. 48:14; 23:2,3; Apo. 7:17; Rom. 8:14; Gál. 5:18). As palavras “líder” e “guia” são sinónimas.

     Ora, à semelhança do que acontece no pastorado, o Senhor, para além de ser Guia, instituiu também guias sob a Sua superintendência no meio da Sua Igreja. “Saudai todos os vossos chefes ...” (Heb. 13:24). A Versão Revista e Corrigida de João Ferreira de Almeida utiliza o termo “chefes”, mas a palavra Grega hegeomai quer dizer, “guia, líder, que comanda”, segundo Strong. A Versão Atualizada traduz o termo por “guias”. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz por “líderes”, assim como a Versão NVI, e a famosa e fiel Versão Inglesa de John Nelson Darby , que diz: “Salute all your leaders (Saudai a todos os vossos líderes)”.

     Sim, o Apóstolo Paulo escreve, “Saudai a todos os vossos líderes ...” (Heb. 13:24). Notemos aqui a palavra “todos”, pois na Igreja do Deus vivo os líderes são muitos - um número indefinido - e vários.

     Não lemos nas Escrituras que as irmãs precisam de quem as lidere (Tito 2:3,4)? E não lemos que, igualmente os jovens, precisam de quem os governe, ou lidere (Tito 2:6)? Se como alguns erradamente pensam, a igreja deve ser apenas endereçada como um todo, porque se reconhece nela, a título de exemplo, irmãs com necessidades específicas do seu sexo, e jovens com necessidades específicas da sua faixa etária? Porque razão o Apóstolo Paulo endereça separadamente estes grupos diferenciados dentro da Igreja, incumbindo líderes específicos para este específico cuidado?

     Apesar de a igreja ser um todo uno, são reconhecidas nela necessidades específicas próprias de grupos específicos próprios, que requerem a ajuda de líderes reconhecidos adequados.

     Oremos pelos nossos líderes. Ter líderes maduros significa ter uma igreja madura.

- C.M.O.

 

Sermões e Estudos

José Carvalho
Abigail

Tema abordado por José Carvalho em 20 de junho de 2021

Carlos Oliveira
A tragédia da imoralidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 18 de junho de 2021

Fernando Quental
O primeiro de muitos dias

Tema abordado por Fernando Quental em 13 de junho de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:24,25 em 23 de junho de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário