A importância do Velho Testamento

velho.testamento

 

     Muitos cristãos admitem que o Antigo Testamento os confunde e eles realmente não conhecem muito bem os seus temas. Porque nos devemos esforçar para entender a sua mensagem?

 

É Escritura inspirada

     "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Tim 3:16- 17). Se não estudamos o Antigo Testamento, ignoramos a Escritura que é proveitosa para doutrina, repreensão, correção e instrução sobre o que está certo. Além disso, não ficaremos totalmente equipados para toda a boa obra. Se quisermos fazer a obra do Senhor, precisamos de um alicerce firme tanto no Velho como no Novo Testamento.

 

 Ensina-nos mais sobre o Senhor Jesus Cristo

     O Velho Testamento é uma fonte rica de informações sobre o Senhor Jesus Cristo. Muitas pessoas objetarão este ponto, e lembrar-nos-ão que "Jesus" não é mencionado no Velho Testamento. Embora seja verdade que o Seu nome - "Jesus" - não seja mencionado, Ele é o tema do Velho Testamento do início ao fim.

     Logo após a ressurreição, dois discípulos caminhavam na estrada para Emaús. Eles encontraram um “estranho” que repreendeu-os pela sua “lentidão de coração”. "E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que d’Ele se achava em todas as Escrituras". Nesta altura nada do Novo Testamento estava escrito. As "Escrituras" que o Senhor Jesus usou eram o Velho Testamento. É o Novo Testamento que diz que o Velho Testamento nos fala sobre o Senhor Jesus Cristo.

 

Ajuda-nos a pregar o Evangelho

     O Evangelho é mais claramente explicado no Novo Testamento, mas o Antigo Testamento contém seções que são úteis para o ilustrar. Se quisermos ver um exemplo de um coração verdadeiramente arrependido, podemos olhar para o rei David no Salmo 51. Uma boa definição de arrependimento é dada em Ezequiel 18:30-32.

     De todos os livros da Bíblia, Romanos explica o Evangelho da forma mais doutrinária, mas há aproximadamente 70 citações do Velho Testamento.

     O pecador que é confiante na sua própria justiça encontrará a mais forte repreensão em Isaías 64:6. Um dos melhores textos para usar numa mensagem de evangelização encontra-se em Números 21:4-9. De facto, o próprio Senhor Jesus usou-o (João 3: 14-15). Se não entendermos o Velho Testamento, roubamos à nossa pregação do Evangelho e ao testemunho pessoal grande parte do seu poder.

 

É encorajador

     Algumas das passagens mais encorajadoras e familiares da Bíblia encontram-se no Velho Testamento. O livro de Lamentações tem a reputação de ser o livro mais deprimente da Bíblia, e mesmo assim lemos em 3:22-23: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as Suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a Tua fidelidade". Esta Escritura é a base do hino "Grande é a tua fidelidade". Isaías 40:31 é um dos versículos mais apreciados em toda a Bíblia: "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão".

 

Ajuda-nos a entender o Novo Testamento

     A maior parte do Novo Testamento assume que o leitor tem um conhecimento profundo do Antigo Testamento. Quando entendemos o Velho Testamento, abrimo-nos à plenitude do que o Espírito Santo quer que ganhemos do Novo Testamento. Romanos 4 explica a salvação pela fé à parte das obras, usando o exemplo de Abraão, construindo um argumento baseado na ordem de eventos na vida de Abraão.

     Outro exemplo é visto em Hebreus 7 e 8. Poderíamos ser capazes de entender partes do ensinamento aqui, mas somente os versados nas Escrituras do VT que tratam da pessoa e do ministério do sumo sacerdote levítico, estão preparados para apreciar o ministério do Senhor Jesus como nosso grande Sumo Sacerdote hoje.

     O contexto é possivelmente a regra mais importante na interpretação da Bíblia. Se falharmos em entender o contexto bíblico do Novo Testamento, derrotaremos os nossos esforços para entender corretamente as passagens que estudamos.

 

É interessante

     Se ouviu histórias da Bíblia quando era criança, é provável que algumas das suas histórias favoritas fossem do Velho Testamento. Esses eventos verdadeiros ainda fazem uma leitura fascinante. Não se prive de algumas das passagens mais interessantes da Bíblia!

- Shawn Abigail

Sermões e Estudos

José Carvalho
Influenciados

Sermão proferido por José Carvalho em 14 de julho de 2019

David Gomes
Escapando de Emaús

Sermão proferido por David Gomes em 07 de julho de 2019

Carlos Oliveira
Maldição hereditária

Sermão proferido por Carlos Oliveira em 30 de junho de 2019

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:18 em 10 de julho de 2019

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário