A alegria da certeza da salvação

 

Resultado de imagem para certeza

 

   Certeza abençoada! Que fantástico saber que a certeza é algo de que podemos desfrutar. Graças ao Senhor, não somos deixados a um mero desejo ou à espera de podermos ser salvos. Em 1 Tessalonicenses 1:5, lemos: “Porque o nosso Evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza ...”. Muita certeza! O nosso Evangelho, portanto, não é uma mensagem de mera esperança, mas é uma verdade clara e compreensível que nos permite desfrutar de certeza.

   A nossa razão mais básica para a certeza está no facto do Evangelho da Graça de Deus ser verdadeiro. Foi o nosso Senhor Jesus Cristo que deu este Evangelho (Gálatas 1:11,12). É inconcebível que Ele falhasse em dizer a verdade quando o deu. Já que o Evangelho da Sua Graça é de facto verdade, podemos contar com o facto e ter a certeza da salvação que nos foi prometida pelo mesmo.

    O Evangelho da Graça declara que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou dos mortos (1 Coríntios 15:1-4). Portanto, cremos n’Ele no que concerne ao Seu dom da vida eterna, compreendendo que Ele adquiriu-nos tal dom ao morrer na cruz, pagando pelos nossos pecados e ao ressuscitar dos mortos. Uma vez que sejamos persuadidos que este Evangelho é realmente verdadeiro, temos realmente a certeza da nossa salvação.

   Segurança está envolvida na certeza. Ou seja, somos selados pelo Espírito para o dia da redenção (Efésios 4:30). Se fosse possível perder o dom da salvação eterna de Deus, como poderia alguém ter a certeza? Se dependesse de nós poder-nos-íamos perder. Nesse caso, não poderia haver certeza. Mas um crente que compreenda a verdade da segurança pode ter a certeza de que nunca se perderá. Essa confiança não se baseia na nossa fidelidade para com o Senhor, mas tão-somente na Sua fidelidade para connosco. Eu posso falhar para com Ele, mas Ele nunca falhará comigo. Assim, estando seguro em Cristo, podes ter a certeza de que um dia estarás com Ele no Céu.

   Desfrutando desta certeza, temos motivos para viver bem, agradando ao nosso Senhor que nos dá esta confiança. Sabemos que nunca poderíamos ser suficientemente bons para ganhar a nossa aceitação de Deus, mas temos a certeza de que vamos para o Céu porque a salvação eterna é nossa como dom gratuito de Deus. Essa garantia impele-nos a prosseguir, embora possamos falhar às vezes na nossa caminhada. É muito instrutivo o facto do apóstolo Paulo escrever repetidas vezes sobre a posição firme que Deus nos deu, dizendo-nos para agora agirmos de acordo com o que somos. Ele diz que devemos perdoar os outros porque Deus, por amor de Cristo, nos perdoou a nós (Efésios 4:32). Se ressuscitámos com Cristo, devemos buscar as coisas que são de cima (Cl 3:1). “Agora, sois luz no Senhor”, assim “andai como filhos da luz” (Ef 5:8). Evidentemente, Paulo viu isto como uma poderosa motivação para dizer que temos coisas para viver. Nós, portanto, por causa da nossa certeza, somos motivados a viver bem, agradando ao nosso Senhor.

   Que grande coisa é desfrutar da certeza da salvação! Estás a regozijar-te na alegria e paz que advém de se saber que a salvação eterna é verdadeiramente tua? A certeza está disponível se levarmos Deus à letra, se crermos na Sua Palavra. Crê n’Ele. Podemos descansar os nossos corações na verdade do Evangelho que Ele nos deu. Ele morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou dos mortos. Ele está vivo hoje, disposto e podendo conceder a vida eterna a qualquer um que confiar n’Ele para esta vida que Ele provê. Este é o âmago do nosso evangelho (1 Coríntios 15:1-4); Cristo “trouxe à luz a vida e a incorrupção [ou, imortalidade], pelo Evangelho” (2 Timóteo 1:10). Por este Evangelho, nós “cremos nele para a vida eterna” (1 Timóteo 1:16). Portanto, desfrutamos de certeza.

- Art Sims

artsphoto1

Sermões e Estudos

Fernando Quental
Prevenção

Tema abordado por Fernando Quental em 28 de fevereiro de 2021

Carlos Oliveira
A certeza da fé

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de fevereiro de 2021

Alberto Veríssimo
O valor da dor

Tema abordado por Alberto Veríssimo em 21 de fevereiro de 2021

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 3:18,19 em 24 de fevereiro de 2021

 
ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário