Espírito e Alma

ESPALMCORP

 

     "… divisão da alma e do espírito …” (Heb. 4:12)

     Quando a Bíblia fala do homem no seu ser tripartido, a ordem é sempre espírito, alma e corpo (Cf. 1 Tes. 5:23). Quando os homens usam estes termos juntos, a ordem, quase sempre, é invariavelmente trocada, a saber, corpo, alma e espírito. O pecado inverteu a ordem de Deus. Agora o homem coloca o corpo em primeiro lugar, depois a alma e deixa para o fim de tudo o espírito.

     As duas partes não materiais do ser humano são o seu espírito e a sua alma. O espírito permite que ele tenha comunhão com Deus. A alma tem a ver com as suas emoções e paixões. Embora não seja possível distinguir o espírito e a alma nos mínimos detalhes, podemos e devemos aprender a distinguir entre o que é espiritual e o que é anímico, psíquico.

      O que, então, é espiritual? A pregação que exalta a Cristo. A oração a Deus através do Senhor Jesus Cristo no poder do Espírito Santo. O serviço que é motivado pelo amor ao Senhor e é capacitado pelo Espírito. A adoração que é em espírito e verdade.

     E o que é o anímico, psíquico? A pregação que chama a atenção para o homem, para sua oratória, presença dominante ou sagacidade. As orações mecânicas sem envolvimento real do coração, mas destinadas a impressionar os outros. O serviço egoísta, realizado por recompensa monetária ou empregando métodos carnais. A adoração que gira em torno de ajudas materiais visíveis, e não das realidades espirituais invisíveis.

     O que a Igreja de Deus tem com edifícios consagrados, vitrais, vestes eclesiásticas, títulos honoríficos, velas, incenso e todas essas armadilhas? Ou, ainda, o que a Igreja tem a ver com os esforços promocionais da Madison Avenue, com levantamento de fundos para emprego, com artifícios evangelísticos, cultos de personalidade, com espetáculos musicais?

     A publicidade vista nas revistas cristãs médias é suficiente para mostrar como nos tornamos anímicos, psíquicos.

     Paulo traça uma distinção entre o serviço que é ouro, prata, pedras preciosas e aquilo que é madeira, feno e palha (1 Cor. 3:12). Tudo o que é espiritual resistirá ao fogo do juízo penetrante de Deus. Tudo o que é anímico, psíquico, irá arder.

- William MacDonald

Sermões e Estudos

Jose Carvalho 09DEZ18
Mensagem difícil, mas inevitável

Sermão proferido por José Carvalho em 09 de dezembro de 2018

Jose Teles 02DEZ18
Os esquecidos III

Sermão proferido por José Teles em 02 de dezembro de 2018

Daniel Ferreira 01DEZ18
Os esquecidos II

Sermão proferido por Daniel Ferreira em 01 de dezembro de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:8 em 12 de dezembro de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário