És uma epistola Paulina?

Ricky Kurth     “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens” (II Cor. 3:2).

Visto que os Coríntios foram salvos pelo Evangelho de Paulo (I Cor. 15: 1-4), o apóstolo chama-os suas epístolas. Webster disse que uma epístola é "uma escrita ... comunicando inteligência a uma pessoa distante". É claro que a "inteligência", ou seja, a informação que os Coríntios comunicavam ao mundo era que até mesmo o mais pecaminoso dos homens poderia ser justificado pela graça de Deus (I Cor. 6: 9-11).

     Mas se Paulo podia dizer aos Coríntios: "Vós sois a nossa carta," porque é que continua, dizendo que eles eram manifestamente “a carta de Cristo" (3: 3)? Ah, uma carta escrita por um apóstolo, sob a inspiração do Espírito era uma carta de Cristo! E uma vez que todos os que são salvos hoje também são salvos como resultado de terem crido no Evangelho de Paulo, tu também és uma epístola paulina! E assim o debate sobre se Paulo escreveu 14 ou só 13 epístolas está resolvido! O apóstolo escreveu milhões de cartas ao longo dos séculos passados.

- Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário