O reino de Deus entre vós
Os literalistas da Bíblia creem que será estabelecido em Israel um reino davídico, terreno, físico.
Uma passagem usada contra a interpretação literal do reino físico é Lucas 17: 20-21.
"E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou, Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós"- Lucas 17: 20-21
Lida no seu contexto, torna-se claro que o texto não é uma ameaça para os discípulos que acreditavam na vinda de um reino literal à terra. De facto, Jesus afirma como eles visualizarão a vinda do Filho do homem.
Quem é a audiência?
Uma grande questão muitas vezes ignorada quando se estuda os ensinamentos de Jesus é "quem é a audiência?".
Os que estão familiarizados com o manejo correto das Escrituras sabem quem é a circuncisão (Rm 15:8, João 1:11). Na verdade, o Senhor Jesus veio ministrar a Israel, e não aos Gentios, nem à igreja do mistério que não foi revelado senão mais tarde.
Mas a que circuncisão, especificamente? Em Lucas 17: 20-21 Senhor não está a falar à nação de Israel crente, mas à nação de Israel descrente.
Isto é importante para se entender pois Senhor disse que o reino não vem com aparência exterior, porque a nação de Israel que não crê rejeita o Rei.
Não com aparência exterior
Ao longo de seu ministério a Israel, o Senhor Jesus Cristo explicou que eles não veriam o reino de Deus sem crerem no Filho de Deus.
Consideremos outra passagem em que Jesus está a falar com um mestre descrente em Israel, Nicodemos.
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" - João 3:3.
A visualização do reino de Deus exigia que Israel nascesse de novo. Certamente que os fariseus incrédulos não veriam o reino de Deus, mas seriam julgados.
Depois de dizer aos fariseus incrédulos que o reino não vem com aparência exterior, Ele vira-Se para os Seus discípulos fiéis e diz-lhes como eles visualizarão a Sua vinda que será como um relâmpago (Lucas 17:24).
“Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no Seu dia"- Lucas 17:24.
Eles não veriam o Messias por um tempo, mas verão todos o Filho do Homem no Seu dia como um relâmpago. Para os crentes isto será a sua redenção e a vinda do reino, para os incrédulos será o seu julgamento.
O Reino entre vós
Em Lucas 17:21 Jesus diz aos fariseus descrentes de que o reino de Deus “está entre vós”.
Os espiritualizadores do reino argumentam que isso é prova de que o reino está em todos nós como força, e não deve ser descrito literalmente como aparecia nas profecias de Israel.
No entanto, não nos podemos esquecer de quem é a audiência. O Senhor Jesus não está a falar aos crentes, mas aos incrédulos que não verão o reino. O reino de Deus não está nestes fariseus incrédulos em nenhum sentido.
"E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam n’Ele" - João 12:37.
Em Lucas 17, imediatamente antes desta questão do reino, Senhor curou os leprosos. Estes descrentes rejeitavam estes milagres como prova de que Ele era o rei, e "exigiram" que o Senhor Jesus respondesse à sua pergunta, de modo a armadilhá-Lo, fazer troça d’Ele, e apanhá-Lo em mentiras.
Os eventos em Lucas 17 são semelhantes àqueles quando Senhor curou o cego e mudo em Mat. 12:22. Os fariseus negavam os milagres e diziam que Jesus tinha demónio.
A resposta do Senhor: se crerdes quem Eu sou, o reino de Deus é chegado a vós.
"Mas, se eu expulso os demónios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o reino de Deus" - Mat 12:28.
Outra circunstância semelhante foi quando Senhor enviou os setenta discípulos para curar os enfermos. Ele disse-lhes para proclamarem, "É chegado a vós o reino de Deus" (Lucas 10: 9).
Se eles rejeitassem os Seus milagres pelo poder de Deus, eles diriam:
"Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós" - Lucas 10:11.
Em Lucas 17:21 Senhor não estava a revelar uma verdade escondida de o reino ser espiritual e não físico, especialmente a esses fariseus incrédulos espiritualmente cegos. Ele respondeu à sua questão exatamente da maneira certa.
A maneira como Ele sempre tinha para os incrédulos, com a verdade de que eles não veriam o reino, a menos que primeiro cressem n’Ele.
Senhor estava em Israel, mas agora está ausente. Ele voltará com aparência exterior trazendo o Seu reino para aqueles que creem (Mat. 24:30; Lucas 21:28).
Conclusão
Quando Senhor disse aos Seus discípulos que Ele ir-Se-ia embora, Ele ainda estava na altura com eles e toda a nação.
Os incrédulos fariseus não creram que Jesus era o Filho de Deus, nem o Filho do Homem profetizado em Daniel, mesmo apesar de Ele estar com eles realizando milagres.
Estes fariseus perguntarem quando o reino viria equivale a um cego perguntar durante um belo nascer do sol, quando o sol surgiria.
O Filho de Deus tinha chegado a Israel, e eles não creram.
Para estes fariseus o reino não vem com aparência exterior, porque rejeitaram Aquele que o traz. Aquele que estava com eles, eralizando milagres no meio deles, era o Filho do Homem pregando o reino vindouro.
Lucas 17: 20-21 é muito mais claro quando manejamos bem a audiência de Jesus.



