Porque é que o mistério não foi revelado antes?

Harry Bultema
 
Notas de uma mensagem

     O Apóstolo dos Gentios prosseguiu na sua caminhada e testemunho de glória em glória. A morte de Cristo pelos nossos pecados, tornou-se em Romanos uma morte e ressurreição com Ele e sobre isto ele baseou toda a doutrina da santificação: “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.” Este reconhecimento não é sentimento, experiência, mas um acto de fé, de crer no que Deus diz na Sua Palavra.

     Em Efésios o Espírito Santo deu um passo maior e destacou os santos que também estão unidos com Cristo na sua posição à direita de Deus, "acima de todos os céus." O Apóstolo, naquele tempo, entre 62 e 65 AD, tinha um mandato e mensagem do ministério com as suas mãos algemadas. No buraco de ratazanas que era a prisão Romana o Deus Todo-Poderoso abriu os céus e contou-lhe um segredo sagrado que em todos os outros séculos tinha estado escondido em Deus. Este segredo não poderia ter sido divulgado antes. Porque não?

     1. Porque Cristo em primeiro lugar tinha de sofrer e morrer antes do corpo poder surgir.

     2. Porque o Corpo, de que fala este segredo, segue-se à Cabeça e ele tornou-se Cabeça através da Sua ressurreição e ascensão. Efésios 1:20 a 23, Efésios 4:10, Filipenses 2:9.

    3. Porque Israel tinha primeiro que ter todas as oportunidades e tinha de se lhe oferecer perdão através do Cristo crucificado e ressuscitado.

     4. Porque tinha que ser mantido em segredo de Satanás e de estar "escondido em Deus" para o diabo não saber deste segredo.

     Quando Satanás pensou na cruz, e na queda de Israel, aparentemente, o seu triunfo foi completo e marcou pontos numa vitória completa sobre Deus, mas eis então quando o segredo de uma glória que ultrapassa todas as coisas foi divulgado para ridicularização de Satanás.

     No entanto, o diabo também parecia ter conseguido uma grande vitória ao instigar um ódio mortal, contra o divulgador humano deste segredo. É muito importante ver que a partir do momento que contou este mistério, Paulo foi abandonado por muitos dos seus velhos amigos. Estude cuidadosamente Filipenses 2:20 e 21; Colossenses 4:11; II Timóteo 1:15; II Timóteo 4:10; II Timóteo 4:17, Efésios 6:19 e 20. A grande apostasia que mergulhou a Igreja nos longos séculos de trevas durante mais de mil anos, começou com a rejeição a mensagem do mistério e ministério de Paulo. Pelo menos oitenta por cento da confusão e desilusão dos nossos dias conturbados é também directamente atribuível à mesma causa.

- Harry Bultema

Sermões e Estudos

Alberto Verísimo 05AGO18
Falta-te uma coisa!

Sermão proferido por Alberto Veríssimo em 05 de agosto de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses (Súmula) em 08 de agosto de 2018

Fernando Quental
Percebendo a nudez

Sermão proferido por Fernando Quental em 29 de julho de 2018

Estudo Bíblico
Estudo Bíblico

Sobre a Epístola aos Colossenses 2:1 realizado em 01 de agosto de 2018

ver mais
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    356 2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • 966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • QUINTA DO CONDE
    Clique aqui para ver horário