O Relógio Divino dos Séculos (XV)

Agora, Deus institui uma nova dispensação, ao deixar de tratar directamente com as nações e ao escolher um homem, Abrão, de Ur dos Caldeus, e prometido que os seus descendentes se tornariam numa grande Nação, e que todas as outras Nações serão finalmente abençoadas por meio da sua semente (Gén. 12.1,3). Este é o princípio histórico do propósito de Deus quanto ao reino, o qual ocupa o pensamento do Velho Testamento. Nos Evangelhos, enquanto Jesus está na terra, o reino é visto como estando próximo, e depois na Sua morte e ressurreição, o reino é oferecido a Israel na primeira parte dos Actos, embora a Nação rejeite o Rei e o Seu reino, contrariando assim, aparentemente, o propósito de Deus em abençoar todas as nações. Contudo Deus temum propósito secreto, que antes, Ele nunca revelara, e que consistia em chamar para fora a Igreja, o corpo de Cristo, enquanto o propósito quanto ao Reino era cancelado, e é isso que Ele está a fazer hoje. Pessoalmente, nós hoje, somos abençoados por meio da semente de Abraão a qual é Cristo, e não através da Nação de Israel (Gál. 3.14,16), mas no reino vindouro, depois da Igreja ter sido arrebatada, todas as nações serão abençoadas por meio da nação de Israel, (Zac. 8.20,23).
É de demasiada importância compreender plenamente o ensino de Romanos 4. Este "um homem" está relacionado tanto com os Gentios como com os Judeus. Abrão incircuncidado foi justificado pela fé sem quaisquer obras religiosas, precisamente como os Gentios são hoje. Mais tarde o seu nome foi mudado para Abraão e Deus fez o concerto da circuncisão com Ele, (Gen. 17), e neste aspecto ele está especialmente relacionado com Israel. É este o fundamento dos dois evangelhos em (Gál. 2.7-9), o evangelho da incircuncisão, que Paulo pregou aos Gentios, e o Evangelho da circuncisão, que Pedro e os onze pregaram a Israel.
Em cumprimento das predições de Deus em Gén. 15 13-16, 400 anos depois, os descendentes de Abraão estão em escravidão no Egipto, (Êx. 1.8-22). Mas o tempo da promessa aproximou-se, (Actos 7. 17), e o relógio de Deus fica pronto para bater outra vez.