O Relógio Divino dos Séculos (XIV)

GOVERNO HUMANO

    Noé e a família saíram da arca para a terra purificada. Deus disse-lhes para se espalharem e repovoá-la. Uma mudança dispensacional dupla foi inaugurada. Enquanto antes do dilúvio Deus tinha dado ao homem para alimentação somente ervas verdes e frutos de árvores (Gén. 1.29), depois do dilúvio disse: "tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde" (Gén.9.3). Antes do dilúvio, Deus proibiu o homem de tirar a vida a um assassino, (Gén. 4.15), mas a Noé, Deus confiou o princípio básico do governo humano, o poder da pena capital: "quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado"(Gén.9.6).

     Os três filhos de Noé espalharam-se e repovoaram a terra. Sem, tornou-se o pai de todos os povos Semíticos, ou Asiáticos; Cam, tornou-se o pai dos povos de cor, que foram os primeiros habitantes de Canaã e do Egipto; e Jafé, tornou-se o progenitor da raça branca, (Gén.10). O homem provou ser incapaz de governar este mundo para Deus, não obstante isto vemo-lo a conspirar imediatamente contra Deus e a tornar-se-se idólatra. (Rom.1.21,23) descreve-nos como é que eles abandonaram o conhecimento de Deus, e (Gén. 11.1,4), revela que naqueles dias a terra era toda de uma mesma língua, e de uma mesma fala, e que eles formaram uma confederação e decidiram edificar uma grande torre, tão elevada que nenhum dilúvio de Deus os pudesse destruir. A depravação do homem tinha atingido o ponto onde o Relógio de Deus bate de novo.

relog5.jpg     CONFUSÃO DAS LÍNGUAS: O bater das Cinco horas fala-nos do juízo de Deus sobre os homens ímpios de Babel. Deus confundiu a sua linguagem de tal modo que eles começaram a falar línguas diferentes. Não podendo compreender-se uns aos outros, tiveram de parar de edificar a sua cidade, e foram espalhados em nações muito diferentes, (Gén. 11.5,9). Babel significa "à porta de Deus", na língua Caldaica, mas "confusão" na Hebraica. A doutrina de Babilónia, desempenha um papel importante na história humana, a qual continua até Apocalipse 17 e 18, (o bater das dez horas), quando Babilónia for finalmente destruída.
 

- Charles F. Baker

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 03OUT25
Deus arrepende-Se?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 03 de outubro de 2025

José Carvalho 28SET25
Porque estás aqui?

Tema abordado por José Carvalho em 28 de setembro de 2025

Carlos Oliveira 26SET25
Arrependimento: penitência?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de setembro de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - 1 Joâo

Estudo realizado por David Gomes em 01 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário