O Relógio Divino dos Séculos (XI)
A história do modo como Deus formou Eva da própria carne e ossos de Adão, está relatada em Gén.2. Efé. 5.28-33 e 1 Cor.6.15-20, deviam ser cuidadosamente comparadas com este relato. Deus colocou Adão e Eva no belo jardim do Éden para que cuidassem dele e gozassem dos seus benefícios. Deus descia e falava diariamente com eles e declarava-lhes a Sua vontade. Ele disse-lhes que podiam comer de todas as árvores do jardim, "mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" Gén.2.17. Não nos é dito com precisão quanto tempo Adão e Eva continuaram nesta condição de inocência, não tendo qualquer conhecimento experimental do mal, mas nós aproximamo-nos de outro evento crucial quando o Relógio de Deus se apronta para bater.
Alguns crentes crêem que os dias da criação foram longas eras geológicas, que duraram milhões de anos, e que o estado da terra em Gén.1.2, foi o primeiro passo da sua formação. Eles argumentam dizendo que não existe qualquer evidência geológica que indique que um grande cataclismo tenha ocorrido em período geológico recente, o qual pensam eles, seria necessário para explicar o que atrás foi descrito como a Devastação da Terra por causa do pecado de Satanás.
Não é necessário assumir que a topografia da terra passou por uma grande modificação, ou em linguagem geológica, que houve uma maior revolução devido ao pecado de Satanás. Não deve ser esquecido que Deus exterminou a vida da face da terra por meio de um dilúvio universal em tempos históricos (certamente, Ele salvou espécies de vida na arca), e Ele podia ter facilmente produzido um tal fenómeno para obliterar (extinguir sem deixar vestígios) uma criação precedente.
Proponentes da teoria de que os dias da criação foram longos, argumentam dizendo, que as palavras "sem forma e vazia" descrevem uma condição nebulosa de matéria, quando devido ao tremendo calor os elementos ficaram numa forma gasosa antes que a terra solidificasse. Contudo isto não se harmoniza com as Escrituras; porque as palavras em Génesis 1.2 declaram: "e havia trevas sobre a face do abismo". A palavra "abismo", é a mesma palavra que é usada em Génesis 7.11 e 8.2, onde as fontes do abismo foram abertas, contribuindo para originar o dilúvio. A palavra é usada muitas vezes no Velho Testamento nesta mesma conotação, mostrando assim que no tempo de Gén. 1.2 a terra não estava só solidificada, mas era fria e coberta com águas. Certamente, o fim do ver. 2 sustenta este facto, pois diz: "E o Espírito de Deus movia-se sobre a face das águas.”