Manejando bem a Palavra da verdade
Há muitos séculos Paulo escreveu a Timóteo: “Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Tim. 3:16).O apóstolo referia-se, decerto, às Escrituras sagradas, também chamadas A Bíblia e A Palavra de Deus. Toda ela, diz ele, é “sopro de Deus e proveitosa,” para “ensinar,” “reprovar,” “corrigir,” e “instruir.”
Mas porque é que, então, tantas heresias e falsos ensinos têm surgido ao longo dos anos – tudo baseado na Bíblia? E porque é que tantos milhares de pessoas sinceras têm sido desencaminhadas por esses falsos ensinos?
A razão é que ensinadores e seguidores têm de igual modo falhado em dar ouvidos a uma outra declaração que Paulo fez nesta mesma carta antes da sua declaração de que toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa. Essa declaração encontra-se no Capítulo 2, Versículo 15:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
A Bíblia só nos pode ser “proveitosa” quando a “manejamos bem.” Temos de manejar bem a Palavra da verdade pela simples razão de que se nós não fizermos isto podemos perverter a verdade e transformá-la em erro. Ao longo dos séculos Deus tem, periodicamente, alterado o Seu relacionamento com a humanidade. Muitos ritos religiosos que foram ordenados nos tempos do Velho Testamento são positivamente proibidos nesta presente dispensação da graça.
Nos tempos do Velho Testamento, por exemplo, eram requeridos sacrifícios de animais para se ser aceite por Deus, e de João Baptista a Pentecostes o baptismo na água era requerido (Lev. 17:11; Mar. 1:4; Act. 2:38), mas uns anos depois da morte de Cristo Paulo foi enviado com “a pregação da cruz,” e ele declarou que: “…temos a redenção pelo Seu [de Cristo] sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça” (Efé. 1:7). “Sendo justificados gratuitamente pela Sua graça [de Deus], pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rom. 3:24).
Cornelius R. Stam



