Quando o Senhor Se indignou

crstam.jpg     “E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.

     “E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-Se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra”
(Marcos 3:4,5).

     Porque é que o Senhor Se indignou quando os líderes Judaicos se recusaram responder às Suas questões? Ele condoeu-se “da dureza do seu coração.” O silêncio deles não era silêncio de ignorância, mas de intencionalidade. Eles “estavam observando-O se curaria no sábado, para O acusarem,” mas eles não conseguiam dizer-Lhe o que estava errado nisso. De facto, quando Ele lhes perguntou o que estava errado, eles recusaram responder às Suas questões.

     Quão incongruente! Quão irracional! Quão injusto! E, ao lermos o contexto, ficamos admirados ao descobrir que esta oposição mal-humorada, obstinada, não veio dos Saduceus, mas dos Fariseus, não dos religiosos “liberais” mas dos “conservadores”, os crentes bíblicos de então!

     Eles eram o grupo ortodoxo. No entanto, por causa do seu orgulho e fanatismo as gerações seguintes têm olhado para eles de soslaio e têm pronunciado com desprezo o nome Fariseu.

     Paulo estava com eles, doutrinalmente, contra os Saduceus. Ele disse: “Varões irmãos, eu sou fariseu” (Actos 23:6), no entanto os Fariseus tinham-se unido aos Saduceus na sua oposição a ele e à gloriosa mensagem que ele proclamava. A este respeito os tempos não mudaram, pois os que se erguem ousadamente pela mensagem e programa de Deus para os nossos dias descobrem que ainda têm semelhantemente a oposição tanto de Saduceus como de Fariseus.

em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário