Qual é a nossa Grande Comissão? (XIX)

OZ DOZE APÓSTOLOS
CAPÍTULO IV
OBEDIÊNCIA SEM RESERVAS À “GRANDE COMISSÃO”
Já vimos que Paulo não reunia os requisitos para ser sucessor de Judas, pois o Senhor tinha dito aos Seus apóstolos:
“Em verdade vos digo que vós, QUE ME SEGUISTES, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da Sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel” (Mat.19:28).
Foi assim que Pedro, antes de Pentecostes e da oferta do reino, declarou que de acordo com as Escrituras teria de ser escolhido um outro apóstolo para ocupar o lugar deixado por Judas – e que tal personagem teria de ser alguém que tivesse convivido com eles “todo o tempo que o Senhor Jesus entrou e saiu dentro” eles, “começando desde o baptismo de João (o primeiro dia do ministério terreno de Cristo), até ao dia em que dentro nós (o último dia do Seu ministério terreno) foi recebido em cima” (Actos 1:15-22).
A escolha de Matias para suceder Judas foi efectuada depois de muita oração fervorosa (Actos 1:14), em obediência às Escrituras (Ver.20), e evidentemente sob a guia do Espírito Santo, pois lemos que “caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos … e todos foram cheios do Espírito Santo” (1:26; 2:4).
Este enchimento do Espírito Santo capacitou os crentes Pentecostais não somente a falar línguas e a operar sinais miraculosos, mas também a viver vidas que estivessem totalmente sob o controlo do Espírito, de tal forma que não encontramos nenhum vestígio de qualquer erro ou pecado nos primeiros capítulos dos Actos. Na realidade, lemos em Actos 4:32,33, quando o número da multidão que cria aumentou, só de homens, para mais de cinco mil, que
“... ERA UM O CORAÇÃO E A ALMA DA MULTIDÃO DOS QUE CRIAM, E NINGUÉM DIZIA QUE COISA ALGUMA DO QUE POSSUIA ERA SUA PRÓPRIA, MAS TODAS AS COISAS LHES ERAM COMUNS.”
“E OS APÓSTOLOS DAVAM, COM GRANDE PODER, TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS, E EM TODOS ELES HAVIA ABUNDANTE GRAÇA”.
Este estilo de vida não era mais nem menos do que um cumprimento de Ezequiel 36:27:
“E Eu colocarei o Meu Espírito dentro de vós, e LEVAR-VOS-EI a andar nos Meus estatutos, e GUARDAREIS os Meus juízes, e PRATICÁ-LOS-EIS”.
Isto também confirmava a declaração de Pedro de que os últimos dias já tinham principiado.
Assim, divinamente escolhidos, equipados e capacitados os doze apóstolos começaram imediatamente a levar a cabo a sua comissão – toda ela.
Quão fútil tem sido então a escolha de comissões pelo povo de Deus nos nossos dias! Quão errado seleccionar certas passagens das instruções de despedida do Senhor e associá-las à igreja desta dispensação! Quão errado desprezar arbitrariamente as outras passagens! No entanto é isso que está a ser feito pelos que crêem que tanto a comissão aos onze como as epístolas de Paulo pertencem ao programa de Deus para os nossos dias.
Os doze apóstolos não tiveram tal problema. Aquelas instruções tinham-lhes sido dadas a eles. Era a sua “grande comissão” e eles consideravam-na globalmente como um todo; assim, principiaram imediatamente a obedecer-lhe na íntegra, com todo o detalhe. Examinemos agora todos os registos desta comissão novamente e notemos como esse facto é confirmado amplamente. O facto da obra deles ter sido interrompida pela rejeição a que Israel votou Cristo e pela revelação do mistério, não afecta o outro facto também real de que eles foram fiéis à sua comissão na sua integridade.
Aqui será necessário apenas tratar dos detalhes da comissão que tenham sido, ou possam ser, motivo de debate. Com os restantes não há problema.
Ver anteriores:
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XXI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XX)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XIX)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XVIII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XVII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XVI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XIV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XIII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (XI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (X)
Qual é a nossa Grande Comissão? (IX)
Qual é a nossa Grande Comissão? (VIII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (VII)
Qual é a nossa Grande Comissão? (VI)
Qual é a nossa Grande Comissão? (V)
Qual é a nossa Grande Comissão? (IV)
Qual é a nossa Grande Comissão? (III)
Qual é a nossa Grande Comissão? (II)
Qual é a nossa Grande Comissão? (I)



